
Convencer ou influenciar pessoas? O que é mais eficiente? A analista comportamental Sirley Marciel Machado responde a essas duas perguntas
Convencer é fácil; tendo conhecimento e bons argumentos, você convence. Porém, ajuda muito você ter, sobre seus interlocutores, o poder de influência.
“Todos, de alguma forma, exercemos o nosso poder de influência sobre alguém. Por exemplo: quando você precisa de um médico, costuma pedir referência ou indicação. Essa pessoa que você confia, exerce sobre você um poder de influência. Não é o médico indicado que possui os créditos e méritos, mas sim, a pessoa de sua confiança que está indicando; nela você confia”, explica Sirley Maciel Machado, analista comportamental, terapeuta e escritora.

Ela dá outro exemplo: “quando você fala mal de uma loja, restaurante ou serviço. Não é o estabelecimento e o serviço que é o problema, mas, sim, a experiência negativa que a pessoa que te influencia, teve e compartilhou com você”
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Direta ou indiretamente estamos sempre sendo influenciados ou influenciando. Isso porque vivemos em sociedade e estamos conectados uns com os outros permanentemente.
A terapeuta Sirley elaborou dicas para influenciar pessoas de forma assertiva e profissional.
1) Conheça e valorize sua imagem para influenciar pessoas
Cuidado com sua apresentação pessoal, verifique se ela caracteriza você positiva ou negativamente. Lembrando que é a primeira impressão que fica.
“Você leva 0,07 segundos para gerar a primeira impressão de alguém e depois 20 anos para apagar. Ou seja, você nem abriu a boca e já comunicou quem você é. Pois, esse primeiro contato se dá mediante o visual” apresenta.
Assim, aprenda técnicas que possibilitem uma avaliação dos recursos, roupas, adereços e cores que sejam adequados para cada ocasião e que valorizem e destaquem sua imagem positivamente. Influenciar pessoas também passa pela sua imagem.
2) Observe sua expressão corporal e facial
O corpo fala e é preciso conhecer essa linguagem que, durante um encontro, corresponde a 55% do seu poder comunicacional.
Observe seus gestos, posturas e micro expressões. Geralmente, pessoas que são classificadas como bravas, carrancudas ou tristes, são analisadas pro meio de sua comunicação não verbal.
Você pode estar de cara fechada, ombros caídos, rosto tenso e com posturas inadequadas que remetem a mensagens inadequadas e que não favorecem a uma interpretação positiva sobre você.
3) Priorize seu saber permanentemente
Você é o que você sabe. Portanto, uma pessoa com uma boa capacidade de conhecimento, com informações apropriadas, capacidades de argumentação e contra argumentação, passa uma imagem de segurança e de credibilidade em qualquer contexto e situação.
Seja como for, estudar, fazer cursos, treinamentos, leituras, assistir bons filmes, ouvir excelentes músicas, ir ao teatro, frequentar lugares que agregam cultura, viagens de lazer e de entretenimento, contribuem para o seu crescimento e a valorização do seu capital cultural e, consequentemente, para o seu poder de influência.
4) Abra a boca para falar e tenha o que dizer
A junção dos recursos acima culmina em uma pessoa que, quando abre a boca para falar, surpreende positivamente, pois, fala com desenvoltura, conhecimento, lógica e coerência.
Apresenta um vocabulário rico e adequado para cada momento. Sabe o momento da informalidade com a mesma precisão e adequação do momento da formalidade. Tem capacidade de falar com vários tipos de público sem perder a educação e a elegância. E faz tudo isso com espontaneidade e criatividade. Ou seja, é natural da pessoa.
Onde você estiver, no contexto pessoal, social ou profissional, capriche na sua imagem e no seu poder de influência. Somente você pode conhecer, despertar e construir essa identidade.
“Se você é um profissional e precisa usar a sua imagem e o seu poder de influência como um instrumento de trabalho, recomendamos que você busque treinamentos especializados para desenvolver essa competência e habilidade”
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Dica extra para influenciar pessoas
Sirley lembra que o Instituto de Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento do Ser, do qual faz parte, desenvolve programas personalizados, nas áreas de: comunicação pessoal e interpessoal, oratória assertiva, como despertar seu poder de influência.
Por fim, o instituto faz análise corporal e vocal, autoconhecimento e feedback, também comportamental pessoal e profissional, programas individuais e coletivos.
Acima de tudo, quem conseguir se destacar na multidão e ser visto de forma adequada, vai se estabelecer como um bom influenciador e, para esses, o céu será o limite. E, por último, invista em você e obtenha o sucesso desejado e comece a influenciar pessoas.