mulher de terno apoiada em um relógio de ponteiro

Como melhorar a gestão do tempo? Como ter uma rotina com marido, filhos, serviço doméstico e ainda ter de trabalhar em casa? Especialista dá dicas importantes para você organizar as atividades do trabalho, de casa e ser mais produtiva

Com pandemia muitas pessoas concentraram diversas atividades diárias em casa. E o desafio, agora, está em organizar as demandas de trabalho, estudos e cuidados com a casa, filhos e pessoais em um mesmo ambiente.

Para a professora Tcharla Bragantin, coordenadora e professora dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos do Centro Universitário Módulo e Faculdade São Sebastião (FASS), o tempo pode parecer insuficiente para muitas pessoas e, por essa razão, vem a sensação de sobrecarga e falta de foco nas prioridades.

“Por vezes nos sentimos frustrados por não conseguir fazer tudo ou ainda começar a executar diversas tarefas e não conseguir finalizá-las. Nesse sentido, aplicar a Gestão do Tempo nos ajuda não só a organizar nossa rotina como até mesmo diminuirmos ou eliminarmos essa sensação” aponta.

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Gestão do tempo é organizar e planejar

Segundo a especialista, a gestão do tempo é o processo de organizar e planejar como dividir o período entre as diversas tarefas e atividades do dia a dia, ou seja, definir quanto tempo dedicar-se a execução de um determinado serviço, estabelecendo prioridades. E, no momento atual, pode ser praticada em casa.

Com a pandemia, muitas empresas adotaram o home office, e as pessoas passaram a exercer suas atividades de forma remota, dividindo a concentração do trabalho com a rotina doméstica, muitas vezes frequente em um mesmo ambiente.

“Apesar dos benefícios como economia de tempo no deslocamento de casa para o trabalho, conforto e flexibilidade, esse formato também traz alguns aspectos que se não forem bem administrados podem gerar transtornos, peso e estresse, devido ao acúmulo responsabilidades corporativas com domésticas”, explica a professora.

Embora seja mais comum a adoção da gestão do tempo no trabalho, professora Tcharla Bragantin pode ser aplicada em todas as áreas, permitindo assim criar uma rotina planejada.

A gestão do tempo permite manter o foco em uma única tarefa e, assim, executá-la de forma mais eficiente.

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Dicas para organizar a vida

A professora traz dicas para organizar a vida, ter uma gestão de tempo efetiva e, consequentemente, aumentar o rendimento da sua rotina.

  1. Planejamento das atividades. Primeiro passo é o planejamento das atividades do dia, semana ou mês. Além disso, organizar estabelecendo prioridades.
  2. Prazos para execução. Também é extremamente importante definir um período para cada atividade e disciplina para executar conforme o planejado.
  3. Criar uma agenda e cronograma. Existem diversos aplicativos que podem ajudar nessa organização, inclusive com lembretes de horário e tarefas a serem realizadas.
  4. Delegar tarefas. Ninguém consegue dar conta de tudo sozinho. Organize com os familiares as questões domésticas e divida atividades corporativas com os colegas de trabalho. Por fim, faça pausas programadas para descansar e recuperar à disposição.
  5. Não procrastine. Cuidado com as distrações como televisão, redes sociais e pausas não programadas.