Confira dicas para cuidar da saúde mental e ter um ano mais equilibrado
Por causa da pandemia da covid-19, a saúde mental foi um dos assuntos mais discutidos entre 2020 e 2021.
Agora, a chegada do Ano Novo nos enche de expectativas por dias melhores, e cuidar da saúde mental é tida como uma das prioridades em 2022.
Cerca de 53% dos brasileiros notaram um agravamento da própria saúde mental, segundo a pesquisa realizada entre abril de 2020 e abril de 2021 do Instituto Ipsos.
Sintomas de ansiedade também se tornaram mais recorrentes no país, que já era o mais ansioso do mundo, de acordo com a OMS.
Acompanhe também >>> 10 dicas para lidar com a ansiedade na pandemia
Felipe Laccelva, psicólogo e CEO da plataforma Fepo Psicólogos, acredita que 2022 pode favorecer os cuidados com a saúde mental.
“Talvez em 2022 possamos voltar a ter uma rotina mais próxima do período pré-pandêmico”
Como cuidar da saúde mental
Segundo Felipe, novos hábitos trazem “nova saúde mental”. Além de ser fundamental as consultas com um especialista, outras atitudes podem ajudar no processo.
Abaixo, o psicólogo lista cinco dicas para cuidar da saúde mental no próximo ano
- Ter um tempo para curtir e se divertir.
- Procurar estar próximo de pessoas queridas e que a companhia faz bem.
- Praticar atividades físicas com mais frequência.
- Controlar um pouco mais o uso do celular.
- Descansar e se cobrar menos.
Dica bônus
Outra prática que pode contribuir são as viagens. Este, que é o objetivo de vida de muitas pessoas, é uma das melhores formas de manter a saúde mental saudável, segundo o psicólogo.
“Muitos estudos já demonstraram que viajar estimula a criatividade, além de afastar a depressão, a ansiedade e o estresse. Para quem tiver a oportunidade, com certeza é um afazer que ajuda nos cuidados da saúde mental”, destaca Laccelva.
Sobre a Fepo
Fundada em 2018 pelo psicólogo Felipe Laccelva, a Fepo é uma startup digital especializada em atendimentos psicológicos.
Desde o início da pandemia, já realizou mais de 27 mil sessões, resultando em um crescimento de 1.870%. Para mais informações acesse https://www.fepo.com.br/