Descubra como a leitura pode ser a chave para o sucesso, com cinco livros transformadores especialmente selecionados para impulsionar a vida pessoal, a carreira e a autoestima das mulheres

As mulheres enfrentam uma jornada repleta de desafios diários, desde o equilíbrio como mães solteiras até a habilidade de desempenhar múltiplos papéis, constantemente desafiadas a provar sua competência.

Neste cenário, a leitura surge como uma aliada poderosa, capaz de impulsionar tanto o desenvolvimento pessoal quanto o profissional.

Estudos recentes revelam que mulheres que incorporam a leitura em suas rotinas têm 60% mais chances de alcançar o sucesso em suas carreiras do que aquelas que não o fazem.

Além disso, a prática regular da leitura está ligada a níveis mais elevados de autoconfiança e autoestima, fortalecendo o espírito feminino em sua jornada rumo ao equilíbrio emocional.

Muitas obras publicadas não apenas informam, mas também transformam, proporcionando insights valiosos e inspiração para enfrentar desafios e alcançar metas.

::: Acompanhe também >>> Caroline Grings explora o lúdico para tratar de resiliência

Por isso, apresentamos cinco sugestões de livros essenciais que toda mulher deveria incluir em sua jornada de autoconhecimento e crescimento. Que esses livros sirvam como guias na busca por uma vida plena, realizada e repleta de conquistas.

5 livros transformadores para mudar a sua rotina

1. Lugar de mulher é onde ela quiser, de Patricia Lages

Ser uma mulher empreendedora não significa apenas abrir um negócio ou trabalhar por conta própria. Empreender é um verbo que toda mulher que deseja ser bem-sucedida deve conjugar.

Seja como funcionária de carreira, profissional liberal, freelancer ou empresária, a mulher quer mais do que trabalhar: ela deseja ter a liberdade de conquistar o seu espaço. Não o lugar onde dizem que ela deve estar, mas aquele em que ela escolheu estar.

Em Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser, Patricia Lages desvenda os segredos do mundo corporativo e dos caminhos do empreendedorismo com dicas práticas e valiosas com base em sua própria experiência e em extensas pesquisas. Com um texto bem-humorado e envolvente, Patricia descomplica o tema e mostra que empreender é um estilo de vida que tem tudo a ver com o universo feminino.

2. Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas, de Ruth Manus

Misturando humor, argúcia e profundidade, Ruth nos faz refletir e questionar (pre)conceitos e (in)certezas, recorrendo tanto a autores consagrados quanto à boa e velha sabedoria de boteco. Uma leitura atual e necessária.

Esta frase – ‘Mulheres não são chatas, mulheres estão exaustas‘ – vem sendo uma companheira diária que me faz refletir sobre os papéis que desempenhamos.

Acima de tudo, ela carrega vários questionamentos: Por que estamos tão cansadas? Por que sentimos que o mundo está pendurado nos nossos ombros?

Por que ainda temos tantos medos e tantas dúvidas, mesmo nos assuntos mais básicos? Por que ainda pensamos tantas vezes antes de dizer alguma coisa?

Por que ainda achamos que nosso trabalho é um concorrente da nossa família? Por que ainda nos cobramos um tipo de corpo que sabemos que não precisamos nem conseguimos ter?

“Só de pensar nisso tudo já dá para ficar exausta. E não teria como não ficar. Mas pode ser mais leve se a gente abandonar alguns penduricalhos que realmente não precisam estar ali. Vamos tentar, juntas, nos libertar deles”, argumenta a autora

3. O que elas têm a dizer, de Julia Gillard e Ngozi Okonjo-Iweala

O livro oferece uma perspectiva única sobre o universo da liderança feminina, apresentando histórias inspiradoras de mulheres que alcançaram posições de destaque em diversas áreas. “O que elas têm a dizer: experiências de liderança de algumas das mulheres mais influentes do mundo” revela os desafios enfrentados por essas líderes ao longo de suas trajetórias, destacando suas estratégias, insights e lições aprendidas no caminho para o sucesso.

Com relatos autênticos e motivadores, a obra proporciona uma reflexão profunda sobre as habilidades e qualidades que impulsionam o poder transformador das mulheres na liderança global.

Julia Gillard foi primeira-ministra da Austrália de 2010 a 2013, tendo sido a primeira mulher a ocupar o cargo. Em seu mandato, apresentou políticas de mudança social em diversos setores, incluindo a reforma da educação australiana, a melhoria dos cuidados à saúde e o combate às alterações climáticas. Além disso, também abordou as disparidades salariais entre trabalhadores de diferentes gêneros nos setores social e comunitário.

Ngozi Okonjo-Iweala é economista e especialista em desenvolvimento internacional. Foi Ministra das Finanças da Nigéria de 2003 a 2006, e de novo de 2011 a 2015; também atuou como Ministra das Relações Exteriores em 2006. Teve uma carreira de 25 anos no Banco Mundial como economista de desenvolvimento, supervisionando uma carteira operacional de 81 bilhões de dólares na África, no sul da Ásia, na Europa e na Ásia Central.

4. Mulheres que lucram, Francine Mendes

Durante muitos anos, investir e fazer dinheiro nunca foram temas associados ao universo feminino. Felizmente, isso está mudando radicalmente. Mas a independência financeira não existe sem a independência emocional.

A mulher capacitada nessas duas áreas fundamentais, portanto, está apta a potencializar seus talentos e sonhos. Mulheres que lucram: Guia para independência emocional e financeira feminina mostra como lutar pelo que se acredita, independentemente de quem se é e das condições impostas pela vida; e ensina que o mercado financeiro pode fazer parte da trajetória de todas as mulheres. Você vai se apaixonar por ele.

Com prefácio de Luiza Helena Trajano, este livro é uma aula de como você pode ter sucesso financeiro e emocional em todas as áreas que desejar. Sem conflitos. Sem estresse. E o melhor: lucrando a cada dia.

5. Mulheres que transformam mulheres: seja protagonista da sua vida, Simone S. Santos 

Um livro que faz ecoar a voz feminina, composto de textos que emocionam, revoltam, inspiram e impulsionam a viver, sonhar e realizar.

“Mulheres que transformam mulheres: seja protagonista da sua vida” é escrito para mulheres e homens que conseguem compreender que todos são iguais e que, juntos, com respeito e cooperação, podem construir um mundo melhor. Para que as mulheres tivessem o direito de escrever suas histórias, muitas precisaram e ainda precisam lutar, sofrer e resistir.

Com prefácio da Luiza Helena Trajano, as histórias de mulheres transformadoras contadas nesta obra são exemplo e inspiração para muitas outras que têm potencial e, certamente, estão fazendo acontecer em suas áreas de trabalho e na sociedade.

Conectar relatos de coautoras que superaram obstáculos, distâncias e preconceitos e alcançaram o sucesso pode ajudar a curar e inspirar muitas pessoas. A proposta deste livro é reunir mulheres que têm como missão transformar a vida de mulheres. Ao ler estas histórias, o leitor perceberá que viver é desafiador, que falhar é humano e que a vida é um presente divino.

São autoras desta obra: Amanda Paula Paris, Ana El Achkar, Andrea Peres, Andy de Santis, Angela de Paula, Bárbara Andrade, Bárbara Simões, Bruna de Sillos, Carina Gullo, Cristiane Féres, Dalva C. Lourenço, Gaby Costa, Indiara Gomes de Oliveira, Ivana Portella, Jacqueline Magalhães Jaqueline Huzar Novakowiski, Larissa Gomes Oliveira, Layla Lu, Lourdes Manhani, Luciana de Paula Oliveira, Lucineia de Souza Bazan, Mariana Macahyba Marun, Mariana Vilela Corvello, Micaela Góes, Pia Manfroni, Roberta Ferreira, Simone S. Santos, Stella Rangel, Tathiana Tavares, Tatyana Azevedo e Vanessa Monnerat.