Como o planejamento pessoal pode ajudar a realizar as suas metas em tempos de crise. Confira dicas de terapeuta para alcançar seus objetivos
Os últimos anos planos e projetos pessoais e profissionais precisaram ser revistos ou, então criados do zero.
Há muitos exemplo de que um bom planejamento pessoal pode ajudar em horas de aperto ou de crise. Os que estavam preparados conseguiram reverter a situação da pandemia muito mais rápido.
Quem teve de colocar no papel um planejamento pessoal ou profissional do zero sofreu um pouco mais, principalmente, sem uma metodologia como base.
Mas, como fazer isso rápido e de forma eficaz?
Leia também >>> Empresária conta como abriu rede de franquias com R$ 5 mil em caixa
Para a terapeuta Sirley Machado Maciel alguns passos são fundamentais para encontrar a chave de um planejamento pessoal. Confira:
- Ponto de saída: Relacione em uma folha como você está hoje. Todas as dimensões e suas referências positivas e negativas de como você está. Por fim, entre em contato com a sua realidade nua e crua, sem desculpas esfarrapadas, sem auto sabotagens e sem “mimimis”.
- Visualização: Faça uma projeção real, uma visualização de como você precisa estar para uma vida de realizações pessoais e profissionais. No coaching chamam, segundo de uma vida extraordinária. Observa bem que é sobre o que você precisa realmente, pois, os sonhos, os desejos e as fantasias podem ser lindos, mas, não é, necessariamente, o que você precisa.
- Ponto de chegada: Determine, dentro de uma realidade concreta, a data, local e hora em que você precisa atingir o seu objetivo. Esse será o seu ponto de chegada.
- Definição de Metas: Entre o ponto de saída e o de chegada, existem as metas para serem vencidas até a chegada triunfal ao seu objetivo. Entretanto, aqui está o grande desafio: definir as metas adequadas a serem superadas em cada fase e, saber avaliar e redirecionar as fases seguintes com assertividade.
- Aprenda a reconhecer as pequenas vitórias: Cada etapa vencida, apesar de não ser a vitória, deve ser valorizada e celebrada. Comemore as pequenas vitórias do dia a dia para que você possa ter energia para os grandes desafios. Valorize seus esforços sem esquecer que, vencer uma batalha, não é vencer a guerra. Mas, também, a vitória de uma guerra está na vitória das pequenas batalhas.
Leia também >>> 5 dicas para desenvolver inteligência emocional
Ferramentas do processo de planejamento pessoal
Segundo a terapeuta Sirley, do Instituto de Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento do Ser (Intrepeds), existem ferramentas fundamentais para que esse processo possa ter eficiência e assertividade. Ela destaca:
- Análise Comportamental Pessoal e Profissional, também conhecida com o Mapeamento dos perfis.
- Avaliação e levantamento dos paradigmas pessoais e profissionais, das crenças limitantes e auto sabotagens presentes em sua narrativa de história pessoal e/ou familiar que estão conduzindo suas decisões ou bloqueando sua existência.
- Definição dos objetivos e do plano de ação para mudanças significativas.
- Reconhecimento das perdas e ganhos diante das escolhas conscientes e inconscientes. Por fim, o que são ações importantes, circunstanciais e urgentes, através da tríade do tempo.