Como fazer filhos e netos se interessarem por livros. Confira 7 dicas que vão ajudar você a estimular o hábito da leitura nos pequenos
“Para viver vidas que eu não poderei viver, como ser um pirata, um astronauta, um financeiro. Para experimentar situações que não estão presentes na minha vida, para olhar o mundo com os olhos do outro, de outra cultura, outra língua, outro entendimento, outro tempo…”, assim define a magia e a importância da leitura a agente literária Eliziane Nicolao, de Chapecó, Santa Catarina.
A professora de leitura mediada do Clubinho da Leitura, desenvolvido em escolas, também é dona da Livraria Letture, no centro da cidade. O nome, claro, se refere a leitura, só que no idioma italiano.
Eliziane reforça que ao ler, as páginas do livro levam para além do fim da história. Desenvolvem criatividade, ajudam a encontrar facilmente soluções para problemas, melhoram o vocabulário e o deixam mais fácil de ser entendido, transmitindo segurança e sabedoria.
No caso das crianças e adolescentes, é como se fosse a busca de um mundo mágico com total influência e consequência na vida real:
“Com a leitura, crio repertório para vida. Quando uma criança entra na literatura, entra de forma inocente, e quando sai, está infinitamente mais aparelhada para viver, entender e atuar no mundo ao seu redor.”
::: Veja também >>> Dicas para ajudar você a ler mais
Mas sabemos que não é fácil e prático adquirir o hábito da leitura ou mesmo saber como incentivar o gosto pelos livros em filhos e netos.
Como desenvolver o hábito da leitura nos pequenos
O blog Minha Vida Magnólia pediu para que a agente literária Eliziane Nicolao preparasse uma série de dicas para ajudar nesta tarefa. Vamos a elas?
1) Paciência e persistência
Ensinar a gostar de ler é um ato de amor. É preciso paciência, persistência e sabedoria para entender, que ensinando o caminho dos livros, os demais caminhos estarão mais fortalecidos.
2) Apresente ambientes ligados à leitura
Mesmo que o adulto não tenha o hábito da leitura, não deve comentar isso com a criança. Quem sabe, não seja a oportunidade dessa criança te incentivar. Façam passeios em lugares como bibliotecas (da escola, pública, etc), visitem livrarias, frequentem lançamentos e saraus. Além disso, apresente o universo das artes, da música, das pinturas, tudo está interligado. Até mesmo a culinária está nas histórias e pode estar na sua roda de conversa ao apresentar um livro.
3) Apresente livros diferentes
Apresente a diversidade dos livros: de contos, de poesias, parlendas, de narrativa visual. Mostre que quando entramos em um livro, viajamos para qualquer lugar do mundo, falamos outra língua, conhecemos outra cultura. Além disso, esse criar de repertório, cria também interrogações, incertezas, provocações, tira da zona de conforto, desenvolve o próprio pensamento.
4) Compartilhe momento da leitura
A leitura se faz com e para o outro. O outro que me deu um livro de presente, que me mostrou sua alegria com uma história, que sentou junto para ler. Portanto, a leitura compartilhada é um dos primeiros e mais efetivos processos para aprendizagem da escuta, do respeito com o outro. É preciso escutar, prestar atenção, dar tempo a quem lê em voz alta, respeitar esse tempo medido pelo ritmo do texto, pelas palavras e silêncios da linguagem literária e poética.
5) Use datas especiais para incentivar a leitura
Aproveite todas as oportunidades para presentear com um livro: uma fada dos dentes literária que presenteia com livros, que tal? Insira livros na cesta de Páscoa, nos aniversários, nas datas comemorativas, amigos secretos. Por fim, use livros como estimulo.
6) Espalhe livros pela casa
Aquele livro guardadinho na estante não cumpre seu papel. Deixar na mesa da sala, da cozinha, no banco do carro e até mesmo no banheiro. Portanto, tenha sempre também um na bolsa ou na mochila para os momentos de espera.
7) Envolva o pequeno nas atividades
Convide a criança para auxiliar na montagem de uma biblioteca em casa, no seu local de trabalho. E, nesse meio tempo, participe quando puder de campanhas de doações de livros.
Dica extra para incentivar o hábito da leitura
Como escritora e mediadora, Eliziane reforça que não gosta muito de classificar os livros por faixa etária. E que a qualidade da obra está em primeiro lugar:
“Precisamos nos preocupar em apresentar bons livros, com textos de qualidade, com ilustrações de artistas talentosos”, diz ela.
Eliziane lembra que as boas editoras se preocupam com diagramações adequadas, escolha de papel, impressão no Brasil, sem trabalho escravo ou tintas tóxicas utilizadas em alguns países asiáticos.
“Um livro que encanta os pais, também irá encantar a criança. É na verdade, um momento oportuno de resgate da criança no adulto, de trazer à tona, suas memórias afetivas de infância e aconchegar a infância do seu filho”, conclui.
Sobre a Letture Livros e Arte
A agente literária Eliziane Nicolao conta que a livraria tem uma proposta diferente. A intenção é que as pessoas tenham um contato especial com os livros, conheçam as obras e se encantem, com espaço para leitura.
A livraria abre ainda oportunidade para artistas locais apresentarem suas obras, que também estão à venda.
A Letture fica em Chapecó (SC), na Rua Barão do Rio Branco, 304 D, Centro. Junto à Requinte Importados no Terraço Requinte.
Mais informações no telefone/whats: (49)3025-3370 e pela instagram https://www.instagram.com/livrarialetture/