mulher com caneta e caderno na mão habilidades mais valorizadas

Loraine Muller, especialista em gestão e liderança de pessoas, dá sugestões para aprimorar o desenvolvimento pessoal e aponta quais as habilidades mais valorizadas pelas empresas

A aceleração da transformação digital, o crescimento das possibilidades de interação online e a necessidade de que profissionais saibam lidar com adaptações fazem com que o mercado olhe com ainda mais atenção para habilidades específicas e soft skills (habilidades e competência subjetivas).

É o que explica Loraine Muller, professora da Escola de Negócios da PUCRS e especialista em gestão e liderança de pessoas.

Além de preparar dicas sobre quais são os “talentos” estão em alta em 2021, Loraine mostra na prática qual é a diferença entre habilidade e competência:

  • Uma habilidade tem relação com a aptidão de alguém para fazer algo.
  • A competência, no sentido profissional, é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que contribuem para um determinado resultado.

Isso quer dizer que, “ter a facilidade (habilidade) de falar bem pode contribuir para a competência de liderança. Assim como a competência em negociação é formada, entre outras, pelas habilidades de ouvir e articular bons argumentos”, destaca a especialista.

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Quais são as habilidades mais valorizadas

Resolução de problemas complexos

Resolver significa decompor, dividir em partes sem perder a visão do todo. Para lidar com problemas complexos é preciso ter a capacidade de criar soluções que nem sempre são as mais tradicionais e levar em consideração questões variáveis.

Trabalho em equipe

A pandemia é um ótimo exemplo da necessidade de saber trabalhar em equipe. Migrar as principais atividades do cotidiano para a modalidade online tem suas praticidades e flexibilidades, mas também pode ser exaustivo se não houver organização e colaboração.

É importante estabelecer acordos e rotinas com a sua equipe de trabalho, família, bem como com quem divide as tarefas do dia a dia com você. Essa é uma forma de facilitar a comunicação e evitar conflitos ou que informações se percam entre as trocas de mensagens.

Pensamento crítico e analítico

Não importa qual é a sua área de atuação, saber olhar para as demandas e problemas de forma crítica e analítica é essencial. Esses são critérios cada vez mais decisivos em processos de seleção, inclusive.

Por isso é comum que cases de empresas reais sejam apresentados em dinâmicas de recrutamento em busca de soluções: para observar a capacidade analítica de cada candidato/a.

Criatividade e inovação

Saiba assumir riscos calculados e explorar as oportunidades de propor ideias diferentes. Mesmo que você não se considere uma pessoa criativa, essa é uma habilidade que pode ser aprimorada. Uma boa forma de começar a pensar por outro ponto de vista é ter em mente “qual problema eu quero resolver?”.

Liderança de pessoas

Se engana quem pensa que apenas pessoas em cargos de gestão lideram pessoas.

Essa é uma competência que complementa todas as já citadas: saber liderar é importante para a entrega de projetos realizados em equipe, para identificar quais colegas têm as habilidades mais adequadas para resolver determinados problemas, assim como integrar a pluralidade das pessoas para entregar soluções mais completas.

Essa também é uma característica atemporal que dificilmente sairá do topo da lista, mesmo com a evolução tecnológica.