colher com sal em uma mesa azul

Já parou para pensar quanto sal você consome por dia??? Só para ter uma ideia, a média nacional é de 9,3 gramas. O recomendado é 5 gramas

O consumo de sal do brasileiro ultrapassa em quase duas vezes o limite máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é 5 gramas por dia.

A média nacional é de 9,3 gramas. Apesar disso, apenas 12% dos brasileiros adultos têm a consciência da alta ingestão de sal na alimentação diária.

Grande parte do sal consumido pelos brasileiros está preparo nas cozinhas das casas. Outra vem dos produtos industrializados que possuem quantidades mais altas de sódio ─ componente do sal relacionado ao risco de hipertensão.

A falta de consciência é um perigo para a saúde!

O consumo excessivo é relacionado ao aumento do risco de doenças crônicas, como hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças renais, entre outras.

Doenças silenciosas que podem matar de forma precoce.

O sal é o principal fator de risco dietético que existe no mundo, incluindo Brasil.

Ele tem uma associação direta com doenças cardiovasculares mediadas por hipertensão.

Para prevenir esses problemas é preciso reduzir o consumo de sal. Seja na adição em alimentos durante o preparo, mas também aqueles escondidos em processados e ultraprocessados. A informação é da Coordenação de Alimentação e Nutrição, do Ministério da Saúde.

Dicas para reduzir o sal

Os temperos frescos podem ser usados em diversas preparações culinárias agregando sabor e aroma a receitas.

Uma das dicas que está no Guia Alimentar para a População Brasileira é reduzir a quantidade de sal no preparo do feijão, por exemplo, evitando o uso de carnes salgadas no cozimento e incluir quantidades generosas de cebola, alho, louro, salsinha, cebolinha, pimenta, coentro e outros temperos naturais.

É indicado ainda incluir outros alimentos, como cenoura e vagem, que acrescentam sabor, aroma e mais nutrientes à preparação.

Outra dica é usar ervas frescas ou secas, assim como pimenta, gergelim e outros, agregam sabor às preparações e também ajudam na redução do uso.

::: Leia mais >>> Vale a pena mudar a alimentação?

Em saladas, o uso do limão reduz a necessidade de adição de sal e óleo. Por outro lado, combinações podem ser feitas, como o louro em sopas, alecrim em carnes, salsa na macarronada, manjericão no molho de tomate e tomilho na batata.

A mudança no sabor não será sentida de imediato se reduzir aos poucos.

Para ficar de olho no consumo de sal, uma dica é olhar na tabela nutricional se a quantidade de sódio é a quantidade de calorias. Isso significa que o produto tem excesso de sal.