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A mulher empreendedora trilha um caminho árduo, convive com a desconfiança de que não consiga dedicar-se a tantas jornadas e ainda precisa lidar com a autocobrança. Neste artigo, empresária revela o que a mulher precisa dar atenção para prosperar

mulher loira com camisa branca e cordão dourado

*Por Clemilda Thomé, é empresária, palestrante e co-fundadora da Neodent

Vocês sabiam que, segundo dados da Rede de Mulheres Empreendedoras, o número de mulheres à frente do próprio negócio cresceu 40% em 2020? Isso mostra o quanto somos polivalentes e resilientes por natureza.

Durante a pandemia, vimos que muitas empresas fecharam as portas por causa do isolamento social, fazendo com que muitas chefes de família fossem as principais vítimas das demissões e suspensões temporárias de contrato.

Em contrapartida, mesmo com essa situação, observamos que o número de mulheres que resolveram empreender, cresceu. Em 2020, as brasileiras fizeram do problema uma oportunidade, ou seja, transformaram um limão em uma limonada

Desafio da mulher empreendedora

Empreender já não é tarefa fácil para ninguém, mas, infelizmente a realidade nos diz que para as mulheres o caminho é ainda mais árduo, já que vivemos num cenário em que a maior parte dos cargos de alto escalão ainda são ocupados por homens.

Além disso, existe uma triste desconfiança de que a mulher, por se dedicar a tantas jornadas – trabalho, família, casa e estudos – não consiga assumir grandes responsabilidades.

Ora bolas! Vou contar aqui uma história: em 1992, meu ex-marido e eu abrimos, com muito sacrifício, a Neodent uma empresa de implantes dentários.

Passei a cuidar da área comercial da empresa, mas para mim não bastava vender, eu queria entender o que vendia, logo, fui estudar odontologia.

E a jornada tripla, apesar de cansativa, não me desanimava, pelo contrário, eu via a empresa crescer e isso me dava ainda mais força para continuar.

Com apenas 15 anos, a empresa tornou-se líder nacional no segmento e eu me tornei mãe de dois filhos, esposa, empresária e estudante e, aos 42 anos me graduei em odontologia.

Então, posso dizer com a convicção de quem sabe quanto duro é o dia a dia de uma mulher, que nós somos fortes e que nós somos altamente capazes de gerenciar um negócio, não importa o tamanho.

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O que a mulher empreendedora precisa fazer para prosperar

1) De olho no mercado

Devemos ficar de olho nas tendências de mercado, considerando que, a cada ano que passa, mais pessoas decidem deixar de lado o trabalho como empregado e passar a ser empregador.

Com isso, é preciso estar atento às novidades para garantir lugar de destaque para seu negócio.

2) Conheça o mercado

É preciso conhecer o mercado em que você está entrando. Avalie forças e fraquezas da sua empresa, ameaças e oportunidades do setor.

Dessa forma, é possível encontrar a melhor maneira de abordagem e melhores alternativas para o seu negócio.

3) Tenha aliados qualificados

Um excelente business plan é essencial para uma jornada de sucesso.

Cercar-se de pessoas competentes e de confiança é outro passo importante, porque não somos uma ilha, não detemos todos os conhecimentos, e um time de profissionais engajados é essencial para um negócio fluir.

4) Seja digital

As tecnologias também são mandatórias para você que decide empreender.

Uma vez que um negócio está na internet, ele está disponível para um maior número de pessoas, fazendo com que seu produto esteja cada vez mais visível, conquistando cada vez mais clientes e espaço no mercado.

Além disso, com um cenário cada vez mais online, a experiência de um bom atendimento virtual, com agilidade e praticidade é fundamental para cativar clientes.

4) Foco, determinação, inovação e coragem

E não se esqueça: é preciso ter foco e determinação, para alcançar seus resultados da melhor forma possível.

Também inovação, para ganhar lugar de destaque diante dos concorrentes e coragem para arriscar e começar um novo rumo na sua carreira profissional.

5) Assuma riscos

Ser mulher empreendedora é assumir o risco. É se empoderar e servir de inspiração para quem ainda tem receio de se aventurar no mundo do empreendedorismo.

Quanto mais mulheres empreendedoras tivermos em cargos de liderança ou à frente de negócios, mais essa realidade de enxergar e respeitar apenas homens, se desfaz, a fim de diminuir a desigualdade de gênero.