Dicas infalíveis para melhorar a produtividade do autor de best sellers do The New York Times sobre vendas e motivação, Daniel Pink
Uma das mentes mais brilhantes do mundo de negócios e motivação, Daniel Pink se diz “obcecado por hacks de produtividade”.
Hacks podem ser definidos como estratégias capazes de melhorar o desempenho alcançado em qualquer tarefa.
Mas o que seriam esses hacks que o autor best seller cita? São pequenos passos que todos podemos dar para trabalhar de maneira mais inteligente, rápida e melhor.
“Infelizmente, a maioria das dicas para melhorar a produtividade é atraente apenas por alguns dias. Mas esses hacks passaram pela prova do tempo”, afirma Pink.
Com dezenas de milhões de visualizações em várias plataformas, o TED Talk de Pink sobre a surpreendente ciência da motivação é um dos mais assistidos de todos os tempos.
::: Isso você precisa ler >>> 4 dicas para estruturar seu dia e realizar mais
6 dicas infalíveis para melhorar a produtividade
Aqui estão os seis hacks testados e aprovados por ele ao longo dos últimos anos para melhorar a produtividade:
1) Respeite a regra dos 2 minutos
Se você tem algo para fazer que leva menos de dois minutos, faça agora mesmo. Não postergue!
O ensinamento foi dado a Pink há 15 anos por David Allen, autor de “A Arte de Fazer Acontecer” e um dos maiores nomes do método de gerenciamento de tempo. É por isso que esse truque está no topo da lista.
2) Não desperdice suas horas mais produtivas
O autor de Motivação 3.0 se aprofundou em diversas pesquisas e constatou um número crescente de estudos que mostram que o pico de produtividade é atingido algumas horas depois de acordar.
“Não dedique esse tempo para verificar e-mails ou brincar nas redes sociais. Use-o para fazer seu trabalho mais importante”, afirma Pink.
3) Na dúvida, recorra à Técnica Pomodoro
“Nunca fico orgulhoso quando uso esse truque, mas sempre fico feliz por ter feito isso”.
Esse é o sentimento gerado no autor pela Técnica Pomodoro, que consiste na quebra de grandes tarefas em pequenos pedaços.
A regra é definir um cronômetro para 25 minutos e trabalhar sem parar, sem fazer mais nada.
Em seguida, segundo Pink, você deve reservar 5 minutos para fazer o que quiser. Em seguida, faça outro ciclo de 25-5. E, repita, sempre que necessário.
4) Adote uma abordagem sistêmica para o e-mail
Qualquer um pode passar o dia respondendo a e-mails ou mensagens de whatsapp, mas não é algo que o autor considera que deva ser feito.
A regra é não ser torturado pela caixa de entrada, e sim encontrar uma maneira de lidar com tudo de uma vez – em grandes lotes durante horas menos produtivas do seu dia.
Se você já esqueceu qual é esse o momento, volte para a dica 2.
5) Marque seu progresso
Às vezes é difícil ver os avanços que estamos fazendo.
Por isso, marcar o progresso no ganho de produtividade é fundamental na visão de outra pesquisadora respeitada por Pink: Teresa Amabile, professora da Universidade de Harvard e autora especialista em criatividade.
Para sistematizar esse truque, Pink passou a fazer uso de ferramentas de gestão de atividades e colaboração em equipe, capaz de gerar relatórios de forma simples e intuitiva, como o IDoneThis.
6) Para tomar uma boa decisão, faça a pergunta certa
Os irmãos Chip e Dan Heath, autores de diversos livros, ensinaram essa técnica a Pink.
Quando estiver diante de uma decisão e não tiver certeza do que fazer, pergunte a si mesmo: “O que você diria ao seu melhor amigo para fazer nesta situação?” Normalmente, a resposta fica mais clara.
Dica extra para melhorar a produtividade
Assista Daniel Pink no RD Hostel 2021.
Autor de diversos best sellers do The New York Times, Daniel Pink vai se apresentar com exclusividade para o público brasileiro no grande evento RD Hostel, nos dias 20 e 21 de outubro.
O evento online da RD Station vai reunir grandes nomes para trazer o melhor conteúdo sobre marketing, vendas e inovação.
As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo link.
Sobre a RD Station
A RD Station é líder no desenvolvimento de software (SaaS) voltado para o crescimento de médias e pequenas empresas. Seus dois produtos – RD Station Marketing e RD Station CRM – somam 30 mil clientes em mais de 20 países.
Possui uma divisão de conteúdo, mídia e educação para clientes e parceiros, em que estão os sites Resultados Digitais e Agência de Resultados, e mais de 700 funcionários em toda a América Latina.