Ana Debiazi abre as portas para a mulher com visão empreendedora

Ana Debiazi abre as portas para a mulher com visão empreendedora e revoluciona as venture builders. A CEO da Leonora Ventures se destaca por enfrentar desafios e pretende fazer da venture builder a maior empresa de inovação do mercado

Ana Paula Debiazi, CEO da Leonora Ventures, é graduada em Economia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, com pós-graduação em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, especialista em Controladoria e Finanças pela FGV e MBA em Gestão de Negócios pela USP.

Ana acumula mais de 15 anos de experiência em cargos de gestão, passando por grandes empresas de diversos setores. Nos últimos anos, atuou como COO (Chief Operating Officer ou Diretor Operacional) em duas startups, obtendo resultados expressivos de crescimento e expansão.

Além da experiência no mercado tradicional e de tecnologia, Ana acumula vivências nos cargos de COO e CFO em fundo de venture capital, onde atuava junto às startups do grupo.

Ela traçou estratégias tanto de captação aos investidores quanto de crescimento das startups no mercado, com participação ativa do desenvolvimento.

A história de vida e visão empreendedora

Ana Debiazi sempre teve espírito de dona de empresa.

Começou a trabalhar aos 14 anos dando aula de inglês para crianças em casa e pouco a pouco foi expandindo sua atuação para escolas de Campo Grande.

Com a pressão de cursar uma universidade pública, trabalhava sábados e domingos como secretária em uma escola e em um cursinho durante a semana em troca de uma bolsa de estudos.

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 A recompensa chegou quando foi aprovada em Economia na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.

A vontade de continuar estudando era grande, tanto é que cursou a pós em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas – uma universidade particular, que, com o fruto de seu trabalho, conseguia arcar com a mensalidade.

Em todos os lugares em que trabalhou sempre manteve seu interesse alto e em busca de resultados como se estivesse trabalhando para si.

“Empreender no Brasil é um desafio, as responsabilidades são maiores do que quando se faz parte de um time ou se é o líder e responsável pela equipe inteira. Todos os encargos que estão por trás de um empreendedor.”

Mudanças na vida e na carreira

As mudanças na vida de Ana começaram há quatro anos, quando saiu de Campo Grande, onde trabalhava na indústria, com um mercado tradicional, e foi para Florianópolis no segmento de startups acompanhar de perto seu crescimento.

A transformação não é só no ramo empresarial, mas no olhar para o negócio.

Sua primeira experiência com startup foi na 1Doc, onde pôde enxergar de perto por outro prisma a visão comercial, trabalhar incansavelmente para que a empresa continue em frente.

Ana relembrou aqueles tempos em que, mesmo como funcionária, já tinha a visão de dona e sentiu que estava certa.

“Surgiu aí a veia do empreendedorismo, a vontade de sempre ir além, fazer mais e melhor.”

Os desafios de um mulher empreendedora

O mercado de trabalho ainda não abriu 100% as portas para a mulher com visão da empreendedora o Mato Grosso do Sul.

Até hoje há uma cultura enraizada, mesmo quando trabalhava lá em 2017, no setor industrial, bastante visto como masculino pela sociedade.

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O respeito diante do time predominantemente formado por homens e a insatisfação por não receber um salário equiparado com cargo por ser mulher causava inquietação.

Hoje, na posição de CEO, Ana reconhece os desafios que venceu, sendo o preconceito o maior deles, mas está fortalecida e sabe que merece chegar aonde chegou.

Colhendo os frutos

Pode parecer clichê, mas a receita do sucesso é o trabalho.

“Não aceitar ‘não’ como resposta e ir atrás das oportunidades sem procurar desculpas, sempre com um plano de ação. Educação e respeito é o básico para chegar a qualquer lugar. Tratar bem o outro e ter empatia são ações fundamentais. Entregando com qualidade, se dedicando, o sucesso irá florescer”

Outra dica da Ana é a formação acadêmica também é importante na visão da empreendedora.

“Estudar, procurar cursos complementares, se dedicar sem precisar renunciar a outros cargos, por exemplo, o de mulher, de mãe, esposa, filha, são atividades que andam em paralelo.”

Tornar-se CEO é a maior conquista de Ana, ainda mais de uma empresa como a Leonora Ventures, que vem da base da Leonora.

A Leonora é uma companhia com 40 anos de mercado, e com a associação da FCJ, uma multinacional.

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Os desafios e entraves existem para uma mulher com visão empreendedora, mas tentar ser melhor naquilo que se propôs a fazer, agradecer as oportunidades e vitórias, enfrentar os problemas com dedicação é a chave do êxito.

“Meu maior desafio hoje é fazer a Leonora Ventures seja a maior empresa de inovação de Santa Catarina, amanhã da região Sul e depois do Brasil, do mundo. Pensar pequeno e pensar grande dá o mesmo trabalho”, finaliza Ana.

Sobre a Leonora Ventures

A Leonora Ventures é uma Corporate Venture Builder com DNA inovador e com proposta de trazer soluções para os setores de educação, logística e varejo.

Tem o objetivo de fomentar ideias inovadoras de educação e varejo e promover a aproximação entre organizações já consolidadas e startups.

Pertencente ao grupo FCJ Venture Builer, multinacional que leva a inovação como base de ação com sede em Belo Horizonte (MG), pioneira no ramo de Venture Building na América Latina, presente também nos Estados Unidos, em Portugal e na Finlândia.

O que é uma venture Builder?

As venture builders são organizações que constroem startups usando recursos próprios e rompendo modelos tradicionais, como fundos de venture capital, aceleradoras e incubadoras.

As venture builders são também conhecidas como fábricas de startups, já que esse é um modelo que compartilha recursos, como infraestrutura, apoio de marketing, jurídico, contábil, entre outros.