Tamara aprendeu a ressignificar a vida e encontrou um propósitoTamara aprendeu a ressignificar a vida e encontrou um propósito

A sexóloga Tamara Wall Zanotelli conta como encontrou um propósito em meio dor e a importância do autoconhecimento para as mulheres

Tamara é daquelas mulheres que aprendeu com a vida o real significado da palavra ressignificar. Foi enfrentando uma doença que ela descobriu um propósito: ajudar outras mulheres a se conhecerem.

“E uma mulher que se conhece, sabe o poder que tem”, afirma sexóloga e terapeuta tântrica, Tamara Wall Zanotelli. Ela mora em Chapecó, Oeste de Santa Catarina, é casada e tem uma filha.

Encontrar esse caminho de empoderamento não foi fácil. Pouco depois de completar 30 anos, Tamara recebeu o diagnóstico de um câncer no ovário. Com uma filha pequena e o apoio do marido, ela enfrentou um tratamento longo e difícil.

“Precisei viver um processo de autoestima muito grande, por causa do excesso de medicação os meus cabelos simplesmente apodreceram, ganhei muito peso, cerca de 20 quilos em dois ou três meses”, conta. Aqui, ela precisou ressignificar a autoestima.

::: Leia essa história também >>> A história de Grethi: alergia da filha impulsionou sonho de empreender

Sem conseguir se reconhecer quando olhava no espelho, e mesmo sendo uma mulher bem resolvida, ela passou por um período complicado.

“Tive uma disfunção de desejo, que é a ausência total da vontade de fazer sexo. Na época, eu achava que se eu não fizesse sexo ia perder meu casamento”, diz. Aqui, Tamara precisou ressignificar o amor.

Recomeço de Tamara e a busca pelo autoconhecimento

Foi na necessidade de reconhecer a própria dor que ela começou a estudar sobre a sexualidade e se encontrou um universo cheio de tabus, preconceitos, mas de extrema importância para a mulher.

Foi nesse caminho de descobertas e quebra de paradigmas que Tamara descobriu o que realmente queria fazer: ajudar outras mulheres que, assim como ela, também têm dificuldades.

Ela transformou todo seu estudo, conhecimento e dedicação em uma profissão.

Tamara aprendeu a ressignificar a própria dor

Nesta parte do processo de recuperação, Tamara ressignificou a própria dor, a transformou em conhecimento para ajudar outras mulheres com palestras, cursos e mentorias. Ela também dá dicas no instagram.

“O que eu posso falar para as mulheres é: conheçam o seu corpo, conheçam quem vocês são, a partir disso tudo muda. Você altera totalmente a sexualidade, a vontade de viver e a tua energia”, explica Tamara.

Dona uma energia e alegria contagiantes, ela destaca que é as mulheres precisam buscar ajuda, mesmo que seja difícil vencer o preconceito. “Problemas nessa área podem afetar não só o sexo, mas outras áreas da vida”, alerta a sexóloga.

“Uma vida sexual saudável para as mulheres é muito importante. Hoje, eu levo, de forma voluntária, minhas palestras para mulheres que realmente precisam, muitas vezes em casas de apoio, com mulheres que sofrem abandono e passam por violência doméstica”.

::: Você tem de ler >>> Livro mostra como ressignificar a vida pessoal e profissional

Ser uma mulher segura e cheia de vida

Em uma vida cheia de ressignificados, a necessidade de se redescobrir virou profissão e propósito.

“É preciso buscar internamente, dentro de um cantinho de vocês um ícone escrito sucesso e o sucesso vai estar em tudo na vida”, aconselha. Aqui, pode ser que Tamara ajude você a encontrar novos significados.

Ajudando mulheres

Tamara atua em duas linhas, ajudando mulheres que têm dificuldade em sentir prazer e também mulheres que sentem dor durante a relação.

“Na questão do prazer, eu instruo as mulheres a se autoconhecerem e, automaticamente, isso melhora os relacionamentos, me divido nas consultorias e nos processos de terapêutica tântrica”, explica. 

Ela também trabalha com palestras, workshops e cursos.

“Nas palestras trabalho muito a questão da autoestima de um modo que não seja apenas a roupa ou o cabelo, mas diversos fatores capazes de aumentar a autoestima dessa mulher”, pontua.

Atualmente, Tamara comemora o abertura de um espaço especial para receber mulheres que precisam da ajuda dela.