Consumo regular de alimentos probióticos e prebióticos auxilia na prevenção de doenças e manutenção do intestino

Os alimentos têm um papel fundamental na prevenção de doenças, funcionamento do organismo, energia, ou seja, garantia da saúde humana. Além de satisfazer a fome, desempenham papéis vitais na manutenção do corpo, impulsionando o crescimento, a função orgânica, a saúde mental e a prevenção de doenças.

Neste processo estão os alimentos probióticos e prebióticos.

Os probióticos são os alimentos que contêm bactérias benéficas para o intestino, como iogurte e kefir, que contribuem para a melhora da saúde digestiva.

Os prebióticos são aqueles ricos em fibras não digeríveis que alimentam essas bactérias boas, como bananas e cebolas, promovendo um intestino saudável.

“Esses dois alimentos, somados com os simbióticos são considerados funcionais. A combinação deles contribui para fornecer a nutrição básica ao organismo, promoção da saúde e a manutenção do sistema intestinal saudável, o que garante o equilíbrio de todo o corpo”, enfatiza a médica.

A médica ginecologista e obstetra Renalda Lima Santos, que há mais de 20 anos atua na área da saúde, reforça que os dois são essenciais para o equilíbrio intestinal e contribuem para prevenção de doenças.

Consumo regular de alimentos probióticos e prebióticos

O consumo regular dos alimentos auxilia em todo o organismo, isso porque, a microbiota intestinal é composta pelas bactérias boas que ajudam na manutenção e regulação do intestino.

Conforme a médica, no caso dos alimentos probióticos, os benefícios dessa atitude estão no estímulo da imunidade, resistência do intestino a organismos que causam doenças, equilíbrio intestinal após uso de antibióticos, alívio da constipação, auxílio na digestão da lactose em pessoas intolerantes entre outros.

A regulação da absorção de cálcio, redução do risco de câncer de cólon e inibição da multiplicação de patógenos são alguns dos benefícios dos prebióticos que compõem os seguintes alimentos: alho, batata doce, brócolis, cebola, chicória, grão de bico, espinafre, lentilha, abacate, banana verde, frutas vermelhas, maçã, mel, etc.

::: Veja também >>> 5 motivos para comer abacate

Benefício para a saúde das mulheres

Renalda explica que os alimentos probióticos compõem a classe do iogurte natural, kefir, kombucha e vegetais fermentados. Ela também esclarece que para a saúde feminina esses dois conjuntos de alimentos funcionais possuem alguns benefícios específicos como: prevenção de infecções vaginais, saúde urinária, equilíbrio emocional e controle de peso.

 “É importante lembrar que esses alimentos podem ser ingeridos sem exageros, mas também possuem contraindicações. Por isso, a orientação médica é necessária para saber a condição do consumo e a quantidade”, afirma a médica.