Envelhecer é inevitável, é um processo natural. Mesmo com tantos avanços e estudos, não há como controlar o tempo. Mas há formas de desacelerar o processo de envelhecimento, quando se entende as reações dos fatores externos
O processo natural de envelhecimento da pele se dá da mesma forma em todo o corpo. Porém, este processo é diretamente impactado pela influência de fatores externos, que o aceleram. É o caso da exposição solar.
Em geral, a pele do rosto fica mais exposta à ação dos raios ultravioleta e, por isso, pode apresentar sinais de envelhecimento mais evidentes do que em outras partes do corpo.
“Os sinais de envelhecimento do corpo e rosto são decorrentes dos mesmos processos. Nas áreas expostas ao sol, este processo é mais intenso, seja no rosto ou no resto do corpo”, afirma a dermatologista Alexandra Bononi, ao programa Cuidados pela Vida.
Pescoço e mãos são outras áreas bastante expostas ao Sol que também revelam com mais nitidez os sinais do envelhecimento da pele. Contudo, o que mais se percebe na pele envelhecida são rugas, flacidez e manchas. No corpo, isso se evidencia mais no pescoço, colo, mãos, face interna dos braços e face interna das coxas.
“No rosto, há também formação de sulcos e perda do contorno facial (‘bochechas caídas’, ‘papada’, olheiras ou bolsas)”, informa a especialista.
Tratamento contra o envelhecimento precoce da pele
Segundo Bononi, todas estas áreas são tratáveis. Para isso, deve-se, primeiramente, cessar os hábitos que contribuem para a piora dos sinais do envelhecimento – tabagismo, exposição ao sol sem proteção, consumo excessivo de álcool, estresse, poluição, sono e alimentação ruins, principalmente.
Leia também >>>5 dicas para envelhecer de forma saudável
Outra medida importante no cuidado da pele é o uso de produtos que a protegem e revitalizam, tais como filtro solar, hidratantes e cremes antioxidantes e que estimulam o colágeno, além de cosméticos voltados para a higienização profunda da pele.