Após uma pausa na área da comunicação, Dete Zandavalli volta com o podcast “Entre Nós”, com histórias de vida e superação
A comunicação inspira e transforma, provocando reflexões e impulsionando mudanças. Histórias carregadas de emoção e força ressoam, estimulando ação por meio de palavras, livros e conversas, incentivando ações positivas.
Neste caminho, algumas pessoas se tornam referências pelas narrativas, ações e transformações.
Uma delas é Marlizete Zandavalli, conhecida como Dete Zandavalli, uma mulher que faz história na comunicação e nas ações sociais de Chapecó.
Ela atuou pela RIC Record (ND TV) como a primeira apresentadora do Programa Ver Mais e passou pelo SBT, RBS TV (NSC TV) e TV Sul Brasil, sempre com programas de entrevista, entretenimento e informação.
Aos 64 anos, Dete é uma mulher de múltiplos talentos: casada há 40 anos com Mauro Zandavalli, mãe de Felipe e Emílio, e avó dedicada de Olívia, Maria Alice e João Emílio.
A história dela é trilhada pela dedicação, fé, resiliência e um espírito inquieto, sempre em movimento. Capricorniana, ela está sempre em busca de oportunidades para aprender e crescer.
“Sou uma pessoa que se pode chamar de inquieta, estou sempre em movimento, e normalmente em vários movimentos juntos”, brinca Dete
Ela mesma diz que está sempre preparada para novos desafios.
::: Acompanhe também >>> Sophia escolhe focar na carreira profissional
Desafios e inquietaçõe marcam a carreira de Dete Zandavalli
A trajetória de Dete na comunicação foi marcada por desafios, trabalho e muita inquetação. No início em 1999, mesmo com experiência em programas gravados, enfrentou a câmera e o microfone ao vivo, comandando um programa de TV por uma hora.
Frio na barriga, foi pouco, mas a vontade de fazer sempre e melhor era o que a movia.
“Superei os desafios enfrentando tudo e aprendendo. Me corrigindo todos os dias a cada trabalho. Eu fazia o que eu, como telespectadora, queria saber”, lembra.
E foram anos entrando na casa das pessoas, contando histórias, apresentando novidades, cozinhando e provando receitas dos convidados.
Como tudo na vida dela é movimento, veio também hora de “dar um tempo”.
Em 2014, de depois de 15 anos em frente à telinha, Dete decidiu que era hora de puxar o freio e dedicar tempo para outros setores da vida em família.
“Não foi uma decisão fácil, mas ela foi sábia. Era um momento de ficar mais próxima dos que amo, de compartilhar momentos preciosos e de cultivar novas experiências”, reflete com serenidade e gratidão.
Trabalho para melhorar a vida do outro
Mas a pausa não foi total. Dete continuou com ações sociais para ajudar entidades e grupos que realmente precisam de apoio.
::: Fique por dentro >>> 5 motivos para comer abacate
A história dela como personalidade na área da comunicação também a fez ser referência quando o assunto são causas sociais, uma posição que ela considera ser “um facilitador neste processo”.
“Acredito na importância de somar forças com pessoas incríveis que realizam trabalhos maravilhosos”, destaca Dete Zandavalli, refletindo sobre seu papel como referência na comunicação e adedicação às causas sociais.
Dete destaca que há muita gente maravilhosa com trabalhos incríveis, e sempre é importante somar-se aos bons para que, unindo forças, possamos tentar amenizar o sofrimento de quem precisa.
Ela acredita que o importante é somar com o objetivo de amenizar o sofrimento do próximo.
A volta à comunicação na era da internet
Como não podia ser diferente, a capricorniana recentemente voltou a comunicar por meio do Podcast “Entre Nós”, uma experiência que ela descreve como gratificante e muito envolvente.
“Voltar para a comunicação foi muito bom porque eu amo conversar e contar histórias”, contextualiza.
Ela acredita no papel fundamental da comunicação em levar a verdade, especialmente em tempos onde a desinformação é um risco constante.
O podcast “Entre Nós” tem como objetivo destacar histórias fortes e de sucesso de Chapecó, mostrando a trajetória de pessoas que contribuíram para a cidade se tornar o que é hoje.
“Sair um pouco da instantaneidade e mostrar histórias sólidas de quem nos trouxe até aqui”, explica Dete.
Com as novas ferramentas digitais, Dete conta que está se adaptando, mas com determinação e a ajuda de outras pessoas, se mantém atualizada.
“É um projeto que começou sólido. Organizei minha vida para ele fazer parte de forma leve e que me dê satisfação em produzir e apresentar”, conta ela, revelando que o podcast encerra a primeira temporada agora no fim de julho e retomar em 2025.
Coisas boas para o futuro
Para o futuro, deseja continuar em movimento, contribuindo e participando ativamente da sociedade.
“Quero estar em movimento sempre. Que não atrapalhe o movimento dos outros, mas que eu não fique parada só observando. Eu quero fazer parte”, declara com entusiasmo.
Determinação, resiliência, conhecimento e troca de experiências são algumas das características presentes na trajetória de Dete.
Ela demonstra a força que as mulheres possuem na comunicação e na construção de uma sociedade mais informada e empática.