Mulheres empreendedoras transformam o mercado com criatividade, inovação e liderança, superando barreiras para construir negócios de sucesso e inspirar outras profissionais

Mulheres empreendedoras transformaram o cenário econômico com criatividade, conhecimento técnico e liderança. Mesmo diante de barreiras e preconceitos, elas constroem negócios de sucesso, conquistando espaço e inspirando outras a seguir o mesmo caminho.

Apesar dos desafios, a determinação e a inovação desses profissionais vêm se consolidando no mercado. Pensando nisso, selecionamos nove livros escritos por mulheres que abordam o empreendedorismo com foco no público feminino e se aprofundam em áreas como ciência, marketing e moda, oferecendo experiências e insights para transformar ideias em negócios prósperos.

Livros que comprovam a força feminina

Separamos 9 livros escritos por mulheres e que têm como foco principal o tema do empreendedorismo no público feminino, mas que permeiam por áreas como ciência, marketing e moda, por exemplo

Gerir como cientista 

(Autoria: Marcia Esteves Agostinho | Editora: Matrix | Onde encontrar: Amazon)

Este livro propõe uma abordagem inovadora, para entender e gerenciar organizações. A autora mostra como princípios científicos podem ser aplicados à gestão, oferecendo insights valiosos para adaptação e prosperidade dos negócios, como autonomia, cooperação, auto-organização e valorização da capacidade reflexiva dos indivíduos.

O leitor é convidado a adotar um olhar científico sobre a administração. Com exemplos práticos e uma base teórica sólida, é uma leitura essencial para gestores que buscam gerar organizações adaptativas capazes de prosperar em um mundo de grandes transformações.

O Livro Secreto do Escritor

(Autoria: Lilian Cardoso | Editora: Citadel | Onde encontrar: Amazon)

Prepare-se para ir muito além de contar histórias, seja um novato ansioso para dar os primeiros passos na carreira ou um veterano em busca de novas estratégias. você será convidado a mergulhar nos bastidores da literatura ao marketing digital; fazer exercícios para traçar sua personalidade na escrita e marca pessoal; entender como funciona a lista dos mais vendidos; todas as etapas da produção de um livro, leitura crítica, direito autoral, caminhos da publicação e como distribuir e divulgar o livro no Brasil e no exterior.

A Tecla SAP do Marketês

(Autoria: Carolina Fernandes | Editora: DVS | Onde encontrar: Amazon)

Na área do marketing, apertar a tecla SAP e traduzir a linguagem técnica para o bom e eficiente português é fundamental para estreitar a relação com seu cliente e garantir resultados efetivos. A proposta deste livro é exatamente essa: desmistificar a linguagem do marketês.

É tornar algo tão determinante para o sucesso dos negócios não em um simples ponto de vista técnico, mas algo incompreensível para os clientes.

A vida que não postamos

(Autoria: Mônica Salgado | Editora: Edipro | Onde encontrar: Amazon

Escrito pela influenciadora, empresária e jornalista Mônica Salgado, este livro não é mais uma autoajuda tradicional. Com autenticidade e sem filtros, a autora convida o leitor a abraçar suas imperfeições e refletir sobre a vida real – aquela que não é postada. Longe da perfeição irreal das redes, ela desafia a hipocrisia e celebra a humanidade em sua forma mais crua.  

Tostão Furado: do zero à liberdade financeira

(Autoria: Mari Ferreira | Editora: Latitude | Onde encontrar: Amazon)

A especialista em educação financeira, Mari Ferreira, compartilha lições sobre dinheiro, autoconhecimento e psicologia comportamental para ajudar mulheres que desejam conquistar independência financeira. A autora oferece exercícios práticos e insights de psicologia econômica para ajudar as leitoras a dominar as próprias finanças, planejar os objetivos e alcançar a tão sonhada organização monetária.

Do sertão a Hollywood

(Autoria: Eliane Trindade | Editora: Matrix | Onde encontrar: Amazon)

Foram múltiplas as encarnações da alagoana Martha Medeiros até se tornar uma estilista reconhecida por inserir a renda na alta moda do Brasil. Antes de ganhar o mundo pelas criações desfiladas no tapete vermelho por estrelas como Sofía Vergara, Beyoncé, Ivete Sangalo e Xuxa, ela foi vendedora de artesanato, sacoleira, bancária e muambeira. Uma história de empreendedorismo, inclusão social e glamour tecida pelas mãos calejadas de rendeiras e de uma estilista que criou uma marca genuinamente brasileira e internacional.

Liderando o Futuro

(Autoria: Martha Gabriel | Editora: DVS | Onde encontrar: Amazon)

O maior desafio para qualquer profissional ou organização hoje é manter a relevância no mercado, de forma a conseguir, ao mesmo tempo, atuar no presente e estar bem-posicionado para o futuro. E isso é justamente o objetivo deste livro: ajudar a desenvolver e articular visão, estratégias e habilidades – tanto para carreiras individuais quanto para organizações – não apenas para enfrentar, mas também, e principalmente, liderar o que vem pela frente. 

Bastidores

(Autoria: Analice Malheiros | Editora: Perensin | Onde encontrar: Amazon)

Escritora, publicitária, produtora cultural e empreendedora, Analice Malheiros retrata dilemas e dificuldades enfrentados por mulheres em início de carreira no livro Bastidores. A obra conta a história de Lua, uma jovem recém-formada que lida com frustrações na profissão, síndrome da impostora, aumento de responsabilidades e crises financeiras. Quando tem a oportunidade de mudar de caminho, precisará se questionar sobre suas motivações no trabalho e a importância de ressignificar a ideia de sucesso.

Furei a Bolha

(Autoria: Thaís Borges | Editora: Trend | Onde encontrar: Amazon)

Este é um convite para todos que se sentem aprisionados pelos limites impostos pela sociedade, independentemente de sua origem. Thaís Borges narra sua jornada como uma mulher preta, nascida na periferia, que desafiou as expectativas e superou obstáculos aparentemente intransponíveis. Seja na luta contra o preconceito, nas batalhas internas de aceitação ou na ascensão no mundo dos negócios, Thaís revela que furar a bolha é possível para todos que conseguirem mudar sua programação mental e acreditar em seu próprio potencial.