acredito-que-saira-na-frente-a-profissional-que-estiver-preparada

Adriana Lemos tem paixão pela área de vendas, por lidar com pessoas e como profissional sempre buscou oportunidades pudesse interagir e aprender.

Casada há 15 anos, mãe do Nicolas, de 10 anos, essa paulistana tem 20 anos de experiência em gerenciamento de produto, gestão de vendas, desenvolvimento de novos negócios e na área de compras para o setor de tecnologia.

Atualmente, atua como gerente de produtos na Acer Brasil, para as áreas de notebooks importados, monitores, projetores e acessórios com foco na definição estratégica de portfólio e apoio ao time comercial.

Adriana Lemos trabalhou nas áreas de vendas e produtos das empresas Canada Computers, Alcabyt Eletronics e na Alcateia Distribuidora, onde cuidava de clientes como a Acer, Epson, LG, Lenovo, Wacom, Hewllet Packard e Microsoft.

Ela é formada em Marketing, com MBA em Gestão Executiva de Vendas pela Universidade Anhembi Morumbi e possui especialização Técnica em Hardware pelo Instituto Teccart de Montreal/CA.

Leia também >>> Empresária inova para superar os efeitos da pandemia

As mulheres e o mercado de trabalho

Adriana destaca que o mercado está em um processo constante de mudança. “Cada vez vejo as empresas mais empenhadas na igualdade, mas ainda há bastante espaço para melhorias.”

Para as mulheres, ela dá uma dica de que é preciso apostar na atualização constante, se preparando para as exigências do mercado e as tendências.

“Minha dica para isso é apostar nas redes sociais, como o LinkedIn, por exemplo, que ajudam muito neste aprendizado e formação. Existe bastante conteúdo rico e cursos online, com opções gratuitas e pagas, que nos permitem continuarmos atualizadas sem sair de casa.”

Nesta entrevista, Adriana destaca o papel da mulher, oportunidades do mercado de trabalho.

Qual a sua função dentro da Acer e como a empresa opera no Brasil? 

Na Acer, sou gerente de produtos para a área de importados, que engloba notebooks, monitores, projetores e gadgets. A Acer é uma das principais fabricantes de notebooks global e, no Brasil, atua por meio de canais de venda de parceiros e pela loja oficial, a Acer Store. 

Como tudo aconteceu para você chegar à gerência de produtos de uma multinacional? Sua carreira foi planejada? 

Após um período sabático de 2 anos e meio morando no Canadá com a família, entre 2016 a 2019, voltei ao Brasil para fazer parte do time da Acer, considerando que eles estavam em busca de alguém para o cargo de Gerente de Produtos e eu já havia me colocado à disposição da empresa anteriormente. 

Minha formação é em Comunicação e Gestão, e a minha paixão é a área de vendas e a oportunidade de lidar com pessoas, então todas as oportunidades que busquei em minha carreira foram considerando que eu pudesse interagir, aprender e contribuir nesta relação de networking. 

Leia também >>> Empresária conta como abriu rede de franquias com R$ 5 mil em caixa

Qual o espaço da mulher na Acer?  

O ambiente de trabalho na Acer é saudável e inclusivo. A empresa tem um ótimo ambiente para se trabalhar e se relacionar, onde todos têm a oportunidade de fazer a diferença, trocar ideias e mostrar seu potencial, independentemente do cargo e gênero. 

Sobre o preconceito e a falta de oportunidades para a mulher no mercado, como superar isso?  

O mercado está, com certeza, em um processo constante de mudança de paradigmas. Cada vez vejo as empresas mais empenhadas na igualdade, mas ainda há bastante espaço para melhorias.

Acredito que também cabe a nós, profissionais, estarmos em constante atualização nos preparando à estas exigências e demanda, de olho às tendências buscando aprendizado contínuo. Minha dica para isso é apostar nas redes sociais, como o LinkedIn, por exemplo, que ajudam muito neste aprendizado e formação.

Existe bastante conteúdo rico e cursos online, com opções gratuitas e pagas, que nos permitem continuarmos atualizadas sem sair de casa. Apesar disso, é importante lembrar que isso requer tempo, esforço, e preciso manter uma rotina constante de estudos.   

Que perfil você acredita que uma mulher precisa ter para de destacar e chegar a cargos de lideranças? 

Acho bastante importante unir formação, experiência, networking e constante atualização de conhecimento às novas tendências e exigências de mercado e da indústria, seja no ambiente macroeconômico ou microeconômico. Acredito que sairá na frente a profissional que estiver preparada para estas demandas.