superalimentos alecrim, salsa, alho e temperos numa mesa branca

Lista de superalimentos para você brincar nos preparos na cozinha, nos chás e ajudar seu corpo a ficar mais forte e com a imunidade alta

O título deste post te chamou atenção e te fez pensar no que você tem na geladeira, não é mesmo? Se algum item da lista abaixo não faz parte do seu cardápio, fique calma. Você pode fazer a sua lista.

Por que uma coisa todos concordam: somos o que comemos. Nosso dia melhora ou piora dependendo da quantidade e qualidade das refeições. Influencia diretamente no nosso sono, energia e bem-estar.

::: Leia também >>> 5 motivos para comer abacate

Depois de algumas pesquisas, segue indicações alguns dos alimentos poderosos e saudáveis, que devem fazer parte do seu cardápio com mais frequência.

No entanto, é bom lembrar que todo o processo de reeducação alimentar sempre precisa de acompanhamento profissional.

Confira as dicas dos superalimentos

1) Alecrim

Esse não falta na minha cozinha. Adoro o cheiro e o sabor que deixa na comida. Além disso, gosto de saborizar a água. O alecrim é um considerado um superalimento, porque é bom não só para a imunidade, mas também para tosse, gripe e asma. É diurético e ajuda na digestão. Muitos defendem que a plantinha é poderosa no combate do estresse.

2) Alho

Muito nutritivo, o alho, além de poucas calorias, melhora a imunidade (tão importante nos dias atuais) e os níveis de colesterol. Apesar do gosto forte, há estudos que apontam que combate o envelhecimento, previne a demência e também a doença de Alzheimer. Você pode até não gostar dele, mas faz um bem danado para a saúde.

3) Amêndoas

A oleaginosa faz bem ao coração, ajuda manter a saúde da pele e ainda controla o nível de açúcar no sangue e auxilia no emagrecimento. Quer mais? Tem Vitamina E que atua como antioxidante, combatendo os danos dos radicais livres e o estresse que estão ligados ao câncer.

4) Batata-doce

Ela virou a queridinha do pessoal que frequenta academias por auxiliar no ganho da massa muscular. Além disso, é rica em fibras e ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue, pressão arterial e a glicemia.

5) Chia

Virou moda: salada com chia, suco com chia, chia no bolo, no pão, na maionese… E por aí vai. Os benefícios vão muito além te manter saciada por mais tempo. Rica em antioxidantes, a chia ajuda a combater o envelhecimento precoce. Portanto, ajuda no funcionamento do cérebro, controla o diabetes e faz bem ao coração.

6) Chocolate amargo

Olha só… Estamos falando de chocolate puro aqueles que tem de 70% a 100% de cacau na composição. Então, não se engane com outro tipo. Chocolate puro melhora o metabolismo e até diminui o apetite. Também controla a pressão e aumenta a sensação de bem-estar. Além disso, tem propriedades antioxidantes.

7) Gengibre

A maioria das pessoas que começa uma dieta tem na mão uma garrafa d’água com um pedaço de gengibre dentro, mesmo não sabendo o porquê, mas ouviu dizer que é termogênico e ativa o metabolismo. Não sei se você sabe, mas ele é um senhor antioxidante e anti-inflamatório também. Ajuda no controle do diabetes, reduz as cólicas menstruais e alivia um nariz congestionado. Este, sim, considerado um dos superalimentos.

8) Limão

Amo limão e há anos adotei o hábito de tomar o suco todas as manhãs em jejum (vai ter post sobre isso). Posso garantir que faz muito bem para a pele. Além disso, melhora a digestão, aumenta a absorção do ferro, a imunidade, diminui sintomas de doenças respiratórios e também faz bem para o coração.

9) Linhaça

Eu misturo linhaça em quase todos os preparos que faço. Rica em ômega 3 e fibras, ajuda a controlar o açúcar no sangue, a pressão e melhora o colesterol. Quem nunca tomou água amanhecida de linhaça? Ela também é conhecida por reduzir o risco de câncer.

10) Manjericão

A plantinha é um superalimento com diversas vitaminas A, B, C, E e K. Além de ter zinco, cálcio, manganês, ferro e por aí vai. Tem propriedades relaxantes, combate o cansaço, depressão, insônia. Estudos mostram que é analgésico, antisséptico e cicatrizante. O verdinho que está entre os superalimentos também ativa o sistema imunológico. Manjericão também é uma figura fácil na minha cozinha.

11) Quinoa

Para quem está na menopausa, o alimento é um ótimo aliado. Com quantidades consideráveis de fósforo, magnésio e cálcio ajuda a manter a saúde dos ossos em dia. Além disso, contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso, reduz o colesterol e dá uma mãozinha na dieta para emagrecer. Quiona tem muito ômega 3 e 6 e faz bem para o coração.

11) Repolho

Quando olhamos não damos nada, mas essa verdura é um poderoso anti-inflamatório. É rico em vitamina C, ajuda na digestão, na pressão, no controle do colesterol e faz bem para o coração. Além disso tudo, o repolho eleva a sensação de bem-estar e um forte aliado nas dietas, tem pouca caloria.

12) Salsa

A plantinha está entre os superalimentos porque é rica em vitaminas A, C, E, do complexo B, ferro e antioxidantes, ajuda na imunidade. Auxilia, também, no combate a anemia e é diurética. Experimente adicionar nos seus sucos detox. Salsinha tem propriedades anti-inflamatórias.

Atenção!

Só lembrando que sempre antes de começar alguma dieta ou reeducação alimentar é preciso consultar um médico ou um nutricionista para orientação correta.

Você gostou das dicas? Deixa nos comentários sua opinião ou qual o alimento que não está na lista e você considera um superalimento.