A batalha de Renata contra o câncer de mama

Conheça a história de Renata Gubert e como o diagnóstico precoce ajudou no tratamento do câncer de mama

Renata Gubert, de 35 anos, mora em Passos Maia, cidade do Oeste de Santa Catarina, sempre teve o sonho de ser mãe novamente, porque seu primeiro filho já está com 16 anos, e essa vontade fez com que mantivesse seus exames em dia e o acompanhamento regular nas consultas médicas.

Em julho de 2020, foi identificado pelos médicos um cisto no seio, mas que naquele momento requeria apenas acompanhamento.

“Foi quando engravidei e o cisto líquido começou a crescer aceleradamente. Fiz duas biopsias, que tiveram como resultado negativo, por isso o médico resolveu operar para retirá-lo”, recorda Renata, lembrando que ainda tinha muita coisa por vir.

A má veio na terceira biópsia.

“Foi confirmado que era um carcinoma, que na oncologia pode ser descrito como um tumor maligno epitelial ou glandular que invade os tecidos circundantes”, detalha Renata.

No caso de Renata, o tumor estava encapsulado, posteriormente identificou-se que a causa não era hormonal, mas sim hereditária.

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O tratamento iniciou-se imediatamente para garantir que o tumor não se manifestasse em outras partes do corpo.

“Quando venho para o tratamento não tenho a sensação de estar doente. Na minha cabeça eu tinha um câncer, ele foi retirado e estou fazendo um tratamento para que meu filho nasça bem e com saúde. Meu tratamento não é de câncer, mas sim um protocolo de cura”, ressalta ao reforçar a importância dos exames precoces para que o tratamento seja eficiente.

Campanha retrata histórias de pacientes que enfrentaram o câncer

“A vida segue quando você se cuida” é o mote da campanha “Razões para um Cuidado Infinito”, que busca sensibilizar sobre a importância de prevenir doenças e do diagnóstico precoce para o câncer de mama.

A iniciativa da Unimed Chapecó integra os setores de Medicina Preventiva, Oncologia, Núcleo de Atendimento Personalizado à Saúde (NAPS) e Marketing.

A divulgação da campanha começou nesta semana e, até o fim de novembro, contará com publicações nas redes sociais, intervenções no hospital e nas salas de atendimento, além de mídia externa.

Em cada material terá um link para que as pessoas acompanhem as histórias reais de pacientes que enfrentaram o câncer.

Também terão orientações e informações de profissionais da saúde vinculados à cooperativa médica. Essas atividades prosseguem até 30 de novembro deste ano.

Cuidado importante

“O termo cuidado infinito é o que traduz prevenção para a Unimed Chapecó. Isso não apenas nos meses de outubro e novembro”, lembra o analista de marketing e mercado, Fernando Wilhelms.

Ele explica que a intenção é manter, fortalecendo a marca e a lembrança às pessoas que época de se cuidar é o ano todo

Neste ano, a campanha traz depoimentos de pacientes que enfrentam o câncer e que continuam suas histórias, encorajando outras pessoas.

“Durante dois meses teremos a participação de pacientes, colaboradores e médicos cooperados falando sobre a importância de um cuidado infinito. São relatos emocionantes e inspiradores”, adianta.

Assista o vídeo da campanha com o depoimento de Renata