Fundadora de uma empresa de comunicação e consultoria de moda, também lançou o primeiro portal de moda jeanswear no Brasil

A moda é muito mais do que roupas e acessórios; é uma forma poderosa de expressão pessoal e cultural que pode transformar vidas. Por meio da moda, as pessoas encontram uma maneira única de se comunicar sem palavras, expressando sua identidade, emoções e valores. A jornada no universo da moda exige paixão, dedicação e uma visão clara.

Marlene Fernandes Azevedo Caetano, a Nena, é um exemplo de perseverança neste mundo. Nascida em uma família humilde, filha do meio entre sete irmãos, sua história começa em Minas Gerais, de onde se mudou para São Paulo ainda bebê. Quando criança, ela auxiliava os pais, vendendo cocada e bolo caseiro que sua mãe fazia para ajudar nas despesas da casa, auxiliando o pai que trabalhava como guarda noturno.

Ela cresceu brincando no quintal de casa, vivendo uma infância feliz e cheia de imaginação. Aos 16 anos, começou a trabalhar para ajudar nas despesas da família, assumindo diversos papéis, desde office girl até representante de roupas. Quando completou 18 anos, ficou em São Paulo, com os irmãos mais velhos, quando os pais retornaram para Minas Gerais.

::: Acompanhe também a história de >>> Advogada Maria Loiva é protagonista na profissão no Oeste de SC

“Aos 21 anos engravidei da minha filha Serena e voltei a morar em Minas com meus pais. Trabalhei na prefeitura de Prudente de Morais (MG), na área de Relações Públicas. Mas, aos 24 anos voltei para São Paulo na busca de realizar o sonho de cursar Moda. Voltei sem dinheiro, mas na fé e coragem”, relembra.

Realização e muita persistência

Para pagar seus estudos na Universidade Anhembi Morumbi, onde cursava Negócios da Moda, Marlene trabalhou em diversas atividades, como representante de roupas e promotora de eventos. Todo o dinheiro que ganhava era destinado às mensalidades da faculdade.

No terceiro ano do curso, Marlene conseguiu um estágio na Revista Moda Brasil, a primeira revista de moda on-line do país. Lá, ela cobria eventos como o São Paulo Fashion Week e aprendeu web design. Em 1998, formou-se Coordenadora de Moda e continuou trabalhando na revista, além de fazer freelances de web design.

Em 2003, deixando a vida de CLT de lado, uniu forças com a irmã Iolanda Wutzl, para fundar a Style WF, uma empresa de Comunicação e Consultoria de Moda Jeanswear.

Dois anos depois, lançaram o Guia JeansWear, o primeiro portal de moda jeanswear no Brasil. Esse portal não só consolidou a carreira de Marlene como também a levou a viajar pelo mundo para pesquisar tendências e participar de eventos de moda, realizando seu sonho de infância de conhecer diferentes países.

“Deus realizou meu sonho de conhecer vários países, até o momento foram 20. Ainda almejo em dar a volta ao mundo, pois viajamos muito para fazer pesquisa de moda jeanswear e trazer novidades dos lançamentos das principais feiras do denim pelo mundo”, explica.

Em 2016, Marlene e Iolanda criaram o Denim Meeting, um evento pioneiro que reúne os protagonistas do jeans no Brasil.

Marlene ainda tem desafios para superar

Ela lembra que enfrentou muitos desafios, como deixar sua filha Serena morando com os pais em Minas Gerais para se dedicar aos estudos, lidar com as dificuldades do curso e iniciar a vida como empreendedora.

“Com 27 anos no auge da carreira de moda, ainda na faculdade, passei por uma depressão profunda, onde até o desejo de tirar a minha vida passou pela cabeça. Mas neste mesmo momento, foi quando me aproximei mais de Deus que me libertou de todo o medo”, lembra ela.

Marlene conta ainda que “naquele momento, a paz e alegria que excede todo entendimento, tomou conta do meu coração e da minha vida. Nada na vida é fácil, mas aprendi que com fé e determinação alcançamos nosso propósito e vencemos o processo”, afirma.

Contribuições de Marlen e legado na moda

A trajetória não se limita ao sucesso profissional, ela também compartilha suas experiências e aprendizados em palestras, inspirando outras pessoas com sua história, perseverança e superação. Ela acredita que a base de um negócio de sucesso é a conexão com Deus, o desenvolvimento pessoal e a adaptação às necessidades dos clientes.

Com 21 anos de empresa e 19 anos de Guia JeansWear, ela continua a inovar e a buscar novas formas de ajudar as empresas nacionais através de informações e mentoria.

Marlene, que é casada, lembra de quando iniciou o amor pela profissão, ainda na infância quando cortava roupas para as bonecas e contava com a ajuda da dona Cilene.

::: Leia essa história >>> “Precisamos confiar mais na nossa intuição”, afirma a modelo Edi Lima

De lá para cá, foram desafios, superação e felicidades sempre com a fé como pilar. O conselho para as mulheres que buscam um propósito é seguir seus sonhos com fé e determinação, enfrentando os desafios com coragem e acreditando em si mesmas.

“Ser feliz para mim é sentir a presença de Deus, é estar bem comigo mesma, cultivar o amor, apreciar as coisas simples da vida e ser grata a Deus por tudo”, destaca.