Em um mundo onde a comunicação e a ousadia é essencial, Lu Bramati se destaca como fonoaudióloga e empreendedora, trilhando uma jornada marcada por superações, vitórias e um coração cheio de fé

Sabe aquelas mulheres que transformam desafios em oportunidades, que encaram a vida com paixão e determinação? Aquelas mulheres incansáveis, fontes de inspiração, que mostram que com fé, dedicação e com um toque de ousadia, é possível alcançar grandes conquistas. Luciana Bramati é exatamente assim.

A fonoaudióloga, que carinhosamente é chamada de Lu, se define como uma mulher perfeccionista, sonhadora e batalhadora. E a entrega dela é total em tudo que faz.

Além de ser uma fonoaudióloga dedicada e empreendedora incansável, Luciana é mãe do Guilherme, a maior inspiração dela, e é casada com Cláudio Henrique há mais de 25 anos.

Aos 52 anos, ela acredita que já conseguiu realizar muitos de sonhos: “ter minha família, meu filho (melhor parte de mim), minha casa, ter a clínica com uma equipe trabalhando junto, crescendo e evoluindo sempre.”

“Acredito que tudo que sou, herdei de meus pais, meu pai sempre foi meu herói. Lembro dele todos os dias! Minha mãe, um exemplo, minha amiga, minha companheira!”

Amante de viagens e por conhecer outras culturas, Luciana encara a vida como uma aventura que deve ser vivida ao lado daqueles de quem se ama.

“Amo viajar! Mal terminou uma viagem e já me vejo planejando a seguinte. Penso que levamos da vida aquilo que vivemos e levo isso como filosofia de vida! Fazer o que se gosta, com quem a gente ama! Esta é a melhor parte dessa aventura chamada vida!”

Da fonoaudiologia ao empreendedorismo

Quando escolheu a Fonoaudiologia, lá no começo dos anos 1990, Luciana enfrentou desafios em uma profissão ainda desconhecida.

Foi a terceira fonoaudióloga em Chapecó (SC), cidade onde vive com a família. Ela abriu caminhos, enfrentando a falta de informação sobre a especialidade.

“Me formei em 1994. A Fonoaudiologia na época era uma profissão muito nova, regulamentada em 1981. No início, as pessoas não tinham a menor ideia do que se tratava, então foi um caminho desbravado aos poucos.”

Ao longo dos anos, sua dedicação a impulsionou na busca por conhecimento.  “Logo após minha formatura, já entrei para a especialização em Audiologia (1995) e desde então, nunca mais parei”.

Foram inúmeros cursos específicos na área e outros que agregaram novos conhecimentos, como o MBA em Marketing pela FGV. Este, abriu novos horizontes, um novo olhar, não técnico para novas ideias e perspectivas.

Em 2007, concluiu o mestrado em distúrbios da comunicação. “Fui professora concursada da UPF, onde fiquei na docência por cinco anos. Foi uma experiência muito gratificante, mas a distância e o filho pequeno me fizeram desistir deste caminho”, conta Luciana, lembrando que, concluiu o Doutorado em Distúrbios da Comunicação em 2022.

Além de sua contribuição acadêmica, Luciana é a mente empreendedora por trás da Clínica de Comunicação, referência em Chapecó e região Oeste de SC.

Em 30 anos, a clínica cresceu e evoluiu com a liderança dela, abrindo novos mercados e oportunidades.

“Acho que tenho um lado empreendedor forte e quero ver todos crescendo ao meu lado, junto comigo”, conta.

E foi com essa intenção que há 12 anos nasceu o Centro Auditivo Comunica, que veio agregar mais um serviço da clínica.

“Nosso maior objetivo é fazer e oferecer sempre o melhor para nossos pacientes, prezando pela seriedade, qualidade e ética!”

::: Conheça também >>> Miriã Plens explica como a automação pode impulsionar seu negócio

Desafios, conquistas, fé e amor pela vida

O ponto de virada na vida de Luciana foi a perda prematura de pai. A tristeza transformou-se em motivação para honrar a memória.

“Já vivi muitos momentos marcantes na minha vida, o mais triste com certeza foi a perda tão cedo do meu pai! Não foi fácil, aliás, não é fácil, mas sempre tenho ele como referência, pensando em como ele se orgulharia de mim.”

Entre os momentos felizes, destaca-se o nascimento do filho, que deu uma nova cor à vida.

Recentemente, questões de saúde fizeram Luciana repensar prioridades.

“Viver o hoje como um presente de Deus”, enfatiza a fonoaudióloga.

Família e amigos têm um papel fundamental na vida de Luciana, são fonte de felicidade e motivação. E a fé também.

Vivendo na fé

 Atualmente, ela faz parte da comunidade dos Servos de Maria, Luciana testemunha os milagres da fé na vida dela de forma concreta e todos os dias, como faz questão de lembrar.

“A fé é o que nos impulsiona, que nos faz crer que tudo é possível! Não existe vida sem fé!”

Ela lembra que tudo, na vida, é um aprendizado. “Nos últimos tempos, eu reorganizei prioridades, repensar atitudes e venho exercitando pensamentos positivos dia após dia, agradecendo sempre!”