Incentivar o empreendedorismo, conectar experiências e negócios fazem parte desse coletivo As Emílias que iniciou em 2016, em Chapecó
Com força, paixão, determinação e conhecimento as mulheres estão moldando o mundo dos negócios. E com um detalhe especial, o apoio, elas brilham ainda mais. É aquela mão amiga, a conversa na hora certa, o incentivo, o abraço carinhoso, além do compartilhamento de informações e experiências que proporcionam o amadurecimento e crescimento dessas empreendedoras.
Desde 2016, em Chapecó, o Coletivo As Emílias oportunizam mulheres empreendedoras a esse caminho. Atualmente, o grupo conta com 80 integrantes ativas no WhatsApp, mas com outras que, quando solicitadas, estão postas para contribuir. O grupo possui como objetivos conectar, empoderar, compartilhar conhecimento e experiência e difundir o empreendedorismo.
“Esse é o nosso maior propósito, nosso lema. O qual eu brinco que quando você entra no coletivo, aprende a respirar ele. Toda participante, pode ensinar e aprender mais”, detalha Jéssica Fogaça, integrante ativa do coletivo.
No As Emílias, você não está sozinha!
Esse é um dos lemas existentes no grupo. Em outras palavras, as mulheres que participam são incentivadas a exporem suas ideias e, estimuladas ainda mais, a colocarem em prática. A história do grupo iniciou com uma palestra, da investidora anjo Emília Chagas, que é a inspiração para o nome do grupo.
O coletivo realiza encontros abertos, além de parcerias que oferecem palestras, cursos, workshops e mentorias para as participantes.
Conforme Jéssica, o conhecimento é o primeiro passo para o sucesso, mesmo que ainda muitas dúvidas estejam presentes. Um desses encontros aconteceu com um ano de coletivo, quando por meio de união e parcerias, o movimento trouxe a Chapecó a empresária e investidora, Camila Farani para palestrar e contar sua história e experiência na Feira Inspira Mulher edição de 2022.
“Além da palestra, Camila se dispôs a ter um momento Shark Tank conosco, somente com o grupo. Tivemos a sensação de falar das empresas e ela dar um feedback. Foi uma experiência muito memorável a todas nós”, lembra Jéssica.
Muitas histórias e desafios
O engajamento das mulheres é um dos fatores positivos dentro do coletivo, sendo a premissa de incentivar a empreendedora como base das atividades. A conta é bem simples, como explica Jéssica, o foco é promover o conhecimento em todos os encontros, “se for cinco pessoas ou cinco mil, está cumprida a missão!”, enfatiza.
E por falar em desafios, muitas mulheres que participam do coletivo são mães, então haja equilíbrio para tudo, não é mesmo?! Por isso, durante os encontros existe o espaço para compartilhar as experiências pessoais, onde o apoio e incentivo tornam-se pilares para o crescimento mútuo.
Para Jéssica, incentivar as mulheres a “saírem da zona de conforto” e evoluir o desenvolvimento e crescimento é gratificante. “Ver o desenvolvimento da mulherada é como ver um filho crescendo. Simplesmente você ensina, mostra o caminho e quando nota já estão grandes, autoconfiantes e te ajudando compartilhar os conhecimentos e experiências”, declara.
Quer participar do As Emílias? Fique atenta!
Para integrar o grupo é necessário participar de um evento específico que ocorre até duas vezes por ano. O próximo é apenas em 2024. Neste dia, como pontua Jéssica, é explicado às mulheres a condução das ações do coletivo e ela escolhe se é ou não o momento de iniciar as atividades.
“Claro que só podem mulheres, mas enfatizamos que somos amigas dos empreendedores, inclusive muitos parceiros nossos são amigos do coletivo e das participantes, que incentivam o empreendedorismo”, reforça.
O coletivo também realiza eventos abertos, onde toda a sociedade está convidada a participar.