Branca Rubas - Inspira mulheres

Empresária e idealizadora um dos maiores eventos voltados para o público feminino no Sul do Brasil, Branca Rubas quer inspirar outras mulheres que também tem o sonho de empreender

“Não teve mágica e nem dinheiro para começar. Eu construí a minha vida com resiliência, dedicação, atitude, estudo e muita ousadia.”

É assim que a empresária, que hoje mora em Chapecó (SC) com o marido e duas filhas, define a trajetória dela. Idealizadora da Feira Inspira Mulheres, ela quer incentivar mulheres reais a conquistarem cada vez mais espaço no mundo dos negócios.

Branca Rubas, dona da Perfetto Moment, loja voltada ao público masculino, conta que cresceu em uma família de oito irmãos de pais agricultores do interior de Erval Grande, no Rio Grande do Sul, e aprendeu desde cedo que para chegar ao sucesso, as dores são inevitáveis.

“Cresci sem energia elétrica, sem assistir Carrossel, Xuxa ou Os Trapalhões, programas de televisão que meus colegas de aula comentavam todo os dias. Mas cresci com amor e boa educação. Herdei dos meus pais a ética, o respeito, o amor ao próximo e principalmente uma fé inabalável em Deus.”

O começo de uma caminhada vencedora

Branca saiu cedo da casa dos pais. Aos 15 anos, ela foi em busca de “ser alguém na vida”. A adolescente sonhadora queria um dia “dirigir um carro e usar salto alto”.

“Parece algo tão simples e bobo, mas na época, aos 15 anos, era muito distante para mim, uma menina da roça.”

E essa menina da roça cresceu e aprendeu a “se virar”. Adolescente, morando longe da família e com a responsabilidade de se manter, arrumou um emprego como faxineira em um edifício comercial.

“Foi aí que comecei a subir a minha escada e esse foi o primeiro degrau… O início sempre é árduo, principalmente para quem não nasceu privilegiada e com acesso fácil à informação, mas isso nunca foi desculpa e nem um impedimento para sonhar.”

Ela conta que por um ano se preparou, estudou para buscar uma posição melhor. “Eu tinha apenas um tênis com a sola furada, uma sandália e algumas peças de roupas. Muitas vezes passando fome, mas consegui me manter até me estabilizar.”

::: Acompanhe essa história também >>> A história de Grethi: alergia da filha impulsionou sonho de empreender

De faxineira passou a atendente de padaria, depois vendedora de loja de calçados. Venceu a timidez e foi promovida a caixa. Foi então que tudo mudou.

“Dei o melhor de mim, até que me candidatei a vaga de caixa numa loja de moda masculina que estava abrindo na cidade, consegui contratação imediata e, em menos de um ano, fui promovida a gerente”

Branca lembra que isso foi o divisor de águas na vida profissional dela. Foi aí, que nasceu a paixão pela alfaiataria e a vontade de um dia empreender no segmento.

Reviravolta e surpresas

“Após 8 anos e chegado ao topo de crescimento profissional dentro da empresa, recebi uma proposta tentadora financeiramente, para gerenciar uma loja de móveis. Mesmo sem conhecer o setor, pedi demissão e encarei o novo desafio. Após 3 meses de trabalho, a empresa anunciou o fechamento de todas as lojas da rede e a demissão em massa dos funcionários.”

O fantasma da demissão bateu à porta dela e uma fase bem complicada. Branca passava por um divórcio após 13 anos de casamento, tinha uma filha pequena, um apartamento e carro financiado.

“Me vi sem chão, sem dinheiro, sem emprego. Eu não tinha tempo para chorar e lamentar, apesar de ter feito isso por três dias.”

E foi da necessidade surgiu um negócio. Depois do lamento e das decepções, Branca resgatou o sonho de empreender no segmento de moda masculina que estava guardado e decidiu que iria fazer acontecer.

Ela conta que vontade não faltava, mas sem dinheiro como iria fazer o plano sair do papel.

“Após alguns contatos e relacionamento profissional que conquistei no decorrer da carreira, recebi todo o apoio para o meu primeiro negócio. Em menos de 90 dias, inaugurei em Chapecó, a Perfetto Uomo (hoje Perfetto Moment), marca que nasceu às 2h da manhã. Eu, aquela menina da roça, finalmente enxerguei uma luz em meio a tanta escuridão, assim voltei com muita garra para vestir homens de sucesso.”

Começo de uma nova jornada

A empresa começou pequena, com capital de terceiros, com um projeto que tinha tudo para dar errado, analisa a empreendedora.

“Eu sabia que não podia fracassar. não me dei esse direito, pois acreditava que quando se tem determinação, força de vontade e amor pelo que se faz, é possível superar qualquer barreira. Teria sido diferente se começasse da forma como os livros de administração ensinam, mas segui o extinto. Não perdi tempo, não busquei fórmula mágica e nem o cenário ideal, talvez aí esteja o segredo do sucesso…”

Ao longo dos anos anos, Branca encarou uma crise econômica, uma pandemia e vários outras situações que abalaram as finanças e planejamento da empresa.

“Mas foram nesses momentos que a inovação, a criatividade e o espírito empreendedor prevaleceram e fizeram com que a empresária aqui, seja reconhecida como referência em alfaiataria na região.”

Apoio da família para conquistar e superar

Como a maioria das mulheres que está à frente de um negócio, Branca precisa conciliar a vida entre a empreendedora, a mãe, a esposa e tarefas em entidades ligadas ao setor empresarial. “Mas igual a outras mulheres, dou conta de tudo, sorrindo e de salto alto”

::: Isso vai te interessar também >>> Sonho de Gizelli se transformou em um negócio

“Hoje sou casada, com o namorado da época que perdi o emprego e que passou por tudo ao meu lado. Cleverson, sempre me lembrava que eu não poderia desistir. Atualmente, empreendemos juntos com a loja de moda masculina e também em outros dois segmentos – imobiliário e de eventos. Tenho duas filhas, a Natasha, de 24 anos, que acompanhou toda a minha trajetória de empreendedora e a Sophia, de 6 anos, que veio para me dar ainda mais força.”

É com orgulho que Branca lembra que aquela menina que cresceu sem conhecer televisão e sem condições financeiras para ter uma mochila ou um tênis confortável, hoje é uma empreendedora que motiva e ajuda muitas mulheres a tirar seus sonhos da gaveta, por meio da história e do exemplo dela.

Feira voltada para o empreendedorismo feminino

Foi com essa visão de motivação e de incentivo que a empreendedora idealizou a Feira Inspira Mulher. Evento que, além de trazer nomes importantes do cenário nacional, quer despertar, gerar e fortalecer novos negócios onde as mulheres estão à frente.

A feira ocorre de 2 a 4 de setembro de 2022, no Centro de Eventos de Chapecó, oeste de Santa Catarina.

“Vai inspirar mais mulheres a empreender e quem já é empresária, a possibilidade de mostrar a marca e realizar uma rede de contatos.”

Branca conta que está juntando um time inspirador de mulheres para a primeira edição da feira, com arenas para palestras e rodadas de negócios. 

Uma delas é a empresária e Shark Tank Brasil, Camila Farani, que vai dividir todo seu conhecimento em uma palestra no dia 2 de setembro.

A feira contará com expositores, workshops, rodadas de negócios e diversas outras palestras.

A venda dos estandes continua e a distribuição dos espaços será em forma de circuito. As empresárias interessadas em saber mais sobre os espaços e sobre a feira podem ligar para o número (49) 98885-1068.