Evite golpes em aplicativos bancários pelo celular. Especialista em cibersegurança dá dicas de segurança e evitar possíveis fraudes em caso de roubo
Usar aplicativo do seu banco para fazer transferência, pagamentos ou até mesmo para consultar o soldo da conta foi uma das maiores mudanças provocadas pela Pandemia.
A rotina de ir ao banco para pagar as contas abriu espaço para “faz um pix”.
Esse aumento do uso do celular para funções facilitou a nossa vida, mas também facilitou a para o aumento de golpes. Sempre tem alguém que aproveita a situação de forma muito errada.
De acordo com um estudo da TransUnion, as tentativas de fraudes digitais contra empresas de serviços financeiros aumentaram em 612% no Brasil.
A pesquisa afirma ainda que o principal tipo de golpe é o roubo de identidades, fraude de cadastro e a apropriação indevida de contas.
Thiago Bordini, professor coordenador da pós-graduação em Cyber Threat Intelligence no Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP), recomenda a troca periódica das senhas.
“Ressaltamos também a importância de ativar a autenticação em dois fatores em todos os aplicativos que permitem esse tipo de segurança. Além disso, não permita que pessoas desconhecidas te adicione em grupos de mensagens”, explica.
::: Você vai gostar disso → 5 aplicativos para monitorar o celular do seu filho
Dicas de como evitar golpes em aplicativos bancários pelo celular
O especialista dá algumas dicas de segurança para evitar golpes em aplicativos bancários e o que fazer em caso de roubo do aparelho celular
Ative PIN do chip do celular
Com uma senha de quatro a seis dígitos (depende da operadora), o usuário evitará que o criminoso tenha acesso às informações do chip roubado em outro aparelho, já que, ele solicitará o PIN para desbloqueio dos dados.
Isso evita o envio de tokens por SMS, por exemplo, para desbloqueio da conta bancária.
Aplicativos para exclusão de dados
Instale no celular aplicativos que permitem a exclusão de dados do dispositivo. Após o roubo, basta ativar esse aplicativo de forma remota que chega um SMS para o aparelho roubado com um código e ele faz a exclusão dos dados do celular remotamente e sem a necessidade da internet.
Não deixe salvo informações bancárias
Por causa da facilidade, muitos usuários deixam informações como agência, conta e até mesmo senhas salvas para um próximo acesso.
Portanto, a recomendação é limpar esse histórico de dados, além de apagar os SMS recebidos pela instituição financeira. Esse processo evita que outras pessoas usem as informações de forma indevida.
Desative as informações de tela
Existem muitos aparelhos que, mesmo com a tela bloqueada, é possível visualizar o conteúdo da mensagem na tela. Configure o celular para que seja exibido apenas a informação que chegou uma nova mensagem, sem a apresentação do conteúdo.