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Quer viver bem no home office? Especialistas dão dicas de alimentação, postura e ergonomia, dermatologia e saúde mental para uma boa qualidade de vida

O home office foi adotado como modelo de trabalho por muitas empresas há pouco mais de um ano.

De início, foi muito bem aceito e fez com que diversas companhias anunciassem que adotariam a prática de forma permanente.

Mas com o tempo o que era uma solução e ajudaria a produtividade passou também a ser um desafio. Carga elevada de trabalho, relacionamento e comunicação mais difíceis. Além disso, a saúde também começou a preocupar ─ tanto a física quanto a mental.

Mas o que fazer para se ter um bom rendimento e como viver bem no home office, especialistas da Amparo Saúde, healthtech em atenção primária à saúde presencial e remota no Brasil, prepararam dicas de cuidados com alimentação, postura e ergonomia, pele e saúde mental.

O que antes eram tomados em uma rotina fora de casa e que não podem ser deixados de lado, agora merece cuidados redobrados.

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6 dicas para viver bem no home office

1. Alimentação

“Vivemos dias atribulados, mas a alimentação não pode ser negligenciada”, alerta Tânia Collino, Nutricionista funcional e Supervisora de Nutrição da Amparo Saúde.

A especialista explica que alimentar-se mal faz com que nosso corpo trabalhe sobrecarregado e sem todos os nutrientes de que necessita para funcionar corretamente.

“Isso porque boa parte dos nutrientes, como as vitaminas e os sais minerais, são eliminados do organismo se não forem consumidos todos os dias”.

Tania também reforça que é necessário fazer escolhas corretas e dedicar alguns minutos do dia para programar as refeições principalmente no home office.

“Consuma verduras e frutas frescas, cereais integrais, carnes magras, leite e derivados magros. Reduza o consumo de gorduras saturadas, açúcar e doces em geral, além de sal. Além disso, beba, pelo menos, dois litros de água por dia”, indica.

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2) Postura e ergonomia

Uma má postura pode impactar no rendimento diário. A fisioterapeuta Lais Coimbra explica que não existe uma postura ideal, mas que alguns cuidados merecem atenção.

“A melhor postura é aquela que você muda sempre, sempre evitando posições que gerem tensões nos ombros, pescoço e lombar. É muito importante que a cadeira seja confortável, tenha apoios e regulagem de altura, para que seus pés fiquem sempre por inteiro apoiados no chão.”

A fisioterapeuta explica que as mesas também merecem atenção: é importante sempre ter um apoio para o antebraço na hora de digitar, com um ângulo de mais ou menos 90°.

“Apostar em teclados e mouses que não aqueles acoplados diretamente no notebook também são uma boa pedida”. 

3) Não fique muito tempo parado no home office

A fisioterapeuta Lais Coimbra indica mudar de posição a cada 45 minutos.

“Não somos feitos para ficar parados. Levante. Se espreguice e até faça um alongamento rápido a cada uma hora, no máximo”, orienta.

Você pode esticar os braços para cima, abaixar com os joelhos esticados para aliviar a coluna lombar, girar o punho e a cabeça, enfim, se movimentar e alongar são essenciais para a circulação do sangue e alívio dos pontos de tensão.

“Também é fundamental inserir exercícios físicos na rotina. Uma horinha por dia já funciona bem”, complementa.

4) Cuidados com a pele e luzes artificiais

Bárbara Figueiredo Bastos, dermatologista, explica que as luzes artificiais a que somos expostos todos os dias, seja a do celular, do notebook ou a própria luz de casa, também podem causar danos na nossa pele.

“Ainda não há estudos que comprovem que esse tipo de luz contribua para o desenvolvimento de câncer de pele. Mas ele consegue ativar a pigmentação da pele, contribuindo para a piora de manchas, como o melasma”, alerta.

Assim, se a pessoa já tiver algum tipo de mancha na pele ou quiser prevenir o surgimento, o ideal é usar o filtro solar mesmo se for permanecer o dia todo em ambientes fechados, como apartamento, escritório, quarto ou sala.

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5) Saúde mental para viver bem no home office

Para reduzir o estresse de uma rotina maçante, Donata Hamada, psicóloga e supervisora de saúde mental da Amparo Saúde, recomenda mudar o olhar para determinadas atitudes corriqueiras e, assim, preservar o equilíbrio emocional.

“Um ótimo início é estabelecer limites nas relações dentro da empresa, para que a amizade não seja usada como desculpa para que lhe transfiram mais trabalho e responsabilidade do que você pode assumir.”

A dica dela é evitar ler e-mails e mensagens fora do expediente, aprenda a delegar funções, tenha uma agenda pessoal e defina pequenos objetivos pessoais e profissionais.

Além disso o excesso de trabalho no home office, a pressão por resultados rápidos, metas inalcançáveis  e carga horária inflexível podem desencadear a Síndrome do Esgotamento Profissional, mais conhecida como Burnout.

Essa Síndrome está tão em alta, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) a incluiu na 11º revisão da Classificação Internacional de Doenças (CID-11) como um fenômeno ocupacional e está prevista para entrar em vigor em janeiro de 2022.

6) Cuidado se você se sente cansado

Sentir um cansaço prolongado e estresse excessivo no trabalho são sintomas preocupantes.

“A Síndrome de Burnout está relacionada ao estresse crônico, que envolve a exaustão emocional, despersonalização e redução de atividades vinculadas ao trabalho”, explica a psicóloga Donata Hamada.

Os sintomas mais comuns são cansaço físico e mental constantes, dores de cabeça frequentes, alterações de apetite, insônia, dificuldade de concentração, sentimento de derrota, desesperança e incompetência, alterações repentinas de humor, isolamento e fadiga.

“É importante, no home office, estar atento aos sinais, pois eles podem desencadear alterações físicas, como pressão alta, dores musculares, problemas gastrointestinais e alteração de batimentos cardíacos”, alerta a psicóloga.