
Descubra como manter a energia e o bem-estar nos dias quentes com cuidados essenciais para alimentação, hidratação e exercícios que respeitam o seu corpo
O calor intenso tomou conta do Brasil, e manter o bem-estar tem sido um desafio diário. As altas temperaturas desativam a atenção redobrada com a saúde, principalmente para quem mantém uma rotina ativa. A combinação de alimentação balanceada, hidratação adequada e exercícios físicos ajustados à estação faz toda a diferença para evitar o desgaste excessivo.
Atividades de alto impacto, especialmente ao ar livre, podem sobrecarregar o corpo, aumentando o risco de cansaço e lesões – um alerta importante para quem não está habituado. Como adaptar sua rotina para enfrentar o calor sem perder o ritmo?
::: Veja também >>> 10 cuidados para enfrentar os dias quentes
Malhar em ambientes climatizados é uma excelente alternativa para quem prefere não abrir mão dos exercícios durante os períodos mais quentes do ano. A prática de exercícios em espaços com ar-condicionado, além de melhorar o desempenho, ajuda a evitar o risco de exaustão térmica, uma condição comum quando o corpo não consegue regular sua temperatura devido ao calor extremo.
Bianca D’ Elia, coordenadora técnica da Selfit Academias, destaca que esse ambiente controlado permite que o corpo se mantenha fresco, evitando o desgaste muscular e reduzindo a chance de desidratação.
“O calor pode prejudicar o rendimento físico e aumentar a chance de lesões, por isso, malhar em um ambiente com temperatura controlada faz toda a diferença”, comenta
Hidratação e alimentação equilibrada são essenciais.
Helen Lima, nutricionista e professora da Faculdade Senac Pernambuco, lembra que o metabolismo corporal funciona para garantir seu equilíbrio e funcionamento pleno.
“Temperaturas elevadas mexem nessa dinâmica, e o corpo lança mão de mecanismos como o aumento da sudorese para regular a temperatura. Sem hidratação adequada, pode ocorrer desidratação, levando a fraqueza e queda no desempenho físico”, explica .
Ela recomenda evitar bebidas alcoólicas, alimentos ultraprocessados e muito condimentados, que dificultam a digestão e favorecem a retenção de líquidos.
::: Fique por dentro >>> Truques para uma casa mais arejada no verão
“Alimentos que promovam reposição hídrica e de minerais, como sucos de frutas, água de coco, frutas ricas em água e bebidas mistas, são essenciais para manter o equilíbrio”.
O calor pode até afetar nossa disposição, mas, com algumas adaptações, como priorizar treinos leves ou em espaço climatizado, beber bastante água e manter uma alimentação balanceada, ajuda a não perder o ritmo.
Bianca reforça que precisamos ouvir os sinais do nosso corpo, adapte a rotina e aproveitando cada momento da estação.
“Não esqueça de procurar orientação especializada de um Educador Físico para montar treinos que ajudem a chegar em seu objetivo de forma segura”, finaliza Bianca.