Empreendedoras catarinenses do programa Sebrae Delas atravessaram o Oceano Atlântico para buscar inspiração em Portugal

Empreendedoras catarinenses participaram da missão do programa “Sebrae Delas Mulheres de Negócio”. O objetivo principal foi aprimorar competências em gestão, marketing, estratégias de negócios e promover um intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal.

A primeira missão internacional do programa ocorreu entre os dias 11 e 18 de novembro de 2023, incluindo o Web Summit Lisboa.

Nos primeiros três dias, o grupo visitou cidades portuguesas, como Fátima, Batalha, Luso, Buçaco e Miranda do Corvo.

Além de visitas técnicas, networking e conferências, as catarinenses tiveram a oportunidade de explorar o patrimônio cultural e gastronômico português. Também conheceram o ambiente a empresarial e as iniciativas de empreendedoras portuguesas.

A programação organizada pela Câmara de Comércio da Região das Beiras (CCRBeiras) teve como fechamento a conferência “Portugal – Brasil: Fomentando Parcerias e Oportunidades de Negócios entre a Região das Beiras e o Brasil”, realizada no Espaço Inovação Mealhada, cidade com pouco mais de 4,5 mil habitantes.

O evento contou com a participação de autoridades locais e empresários, proporcionando troca de experiências e insights valiosos sobre o ecossistema empresarial português.

::: Acompanhe também >>> A jornada inspiradora das ‘Mulheres que Cruzaram Oceanos’

Marina Barbieri, analista de Negócios do Sebrae/SC e coordenadora da Missão em Portugal, destacou a importância do programa “Sebrae Delas” no desenvolvimento das competências das empreendedoras. Ela ressaltou que a viagem para Portugal não apenas proporcionou conhecimento, mas também oportunidades de negócio para os participantes.

“Há mais de quatro anos, o Sebrae resolveu olhar diferente as necessidades e as oportunidades da mulher empreendedora. E foi por isso, justamente, que criamos o “Sebrae Delas”, para desenvolver a mulher de três formas: desenvolvimento como ser humano, como empreendedora e toda a parte de competências”, destaca Marina, em entrevista ao jornalista luso-brasileiro, Igor Lopes, da Agência Incomparáveis.

Missão internacional e a troca de conhecimento

Para Ana Correia, presidente da Câmara de Comércio da Região das Beiras, a troca de experiências entre os mercados do Brasil e de Portugal sempre é enriquecedora. Ela lembra que uma das missões da CCRB é fazer um triângulo de conexão entre Portugal, Brasil e África.

“Temos levado empresários para visitar o interior e mostrar toda a diversidade e todas as oportunidades que temos a oferecer”.

Entre as dez empreendedoras, e participantes do programa Sebrae Delas, estava a fundadora do Minha Vida Magnólia, a jornalista Sonia Regina Giaretta. Para ela, ter contato com mulheres empreendedoras é sempre uma experiência inspiradora. “Fui em busca de inovação. Voltei com certezas e muitas ideias.”

Sobre o Sebrae Delas

 O Sebrae Delas é um programa de aceleração com o objetivo de aumentar a probabilidade de sucesso de ideias e negócios liderados por mulheres.

O programa busca valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres, difundindo e profissionalizando o empreendedorismo feminino.