Denise Forte, mentora de empreendedoras, direciona a atuação no processo de autoconhecimento do público feminino
Conselho, orientação e insights valiosos fazem parte da mentoria. Esse momento prepara as habilidades fundamentais, por meio de uma compreensão prática do mundo real, ajudando no processo das complexidades do mercado de trabalho e a superar obstáculos que surgem pelo caminho.
Um mentor oferece mais do que apenas conselhos, ele compartilha sua experiência, oferece feedback construtivo e age como um guia, abrindo portas para oportunidades e também desafios para alcançar o potencial dos mentorados.
A mentora de empreendedoras, expert em Liderança e Gestão de Pessoas, Denise Forte realizou transição de carreira e assumiu um papel de destaque na mentoria de líderes. Ela recorda que atuou 12 anos como professora na área de gestão de pessoas, e seis como coordenadora de professores de pós-graduação, onde começou a especialização em liderança.
“Foi a partir de 2021, quando decidi tirar o sonho de fazer mestrado do papel que comecei minha mudança de mentalidade. Porque empreender requer esta mudança, requer muito autoconhecimento e mudança de postura profissional”.
Demorou dois anos ainda para decidir sair da CLT, então em 2023, quando passou no processo seletivo para o doutorado resolve começar a empreender.
Ela reforça que a transição não foi fácil, que tem altos e baixos, mas que a dedicação está valendo a pena.
Objetivo é ajudar mulheres a construir um negócio
Denise iniciou com treinamentos de liderança e comunicação para empresas, mas, ao realizá-los percebeu o quanto as mulheres líderes precisavam de ajuda e, por isso, tem como propósito “ajudar mulheres empreendedoras a compreenderem o que é ser líder, ensinando técnicas, ferramentas e mentalidade para construir um negócio sustentável com suas equipes, de forma leve e autêntica”, enaltece.
A mentoria, realizada por Denise, está condicionada a várias áreas, como: vendas, marketing, finanças e processos com o foco na liderança de mulheres empreendedoras.
Ela atua como facilitadora de conhecimentos, práticas de liderança e gestão de pessoas, direcionando a empreendedora a ajustar comportamentos e ações para acelerar seu desenvolvimento.
Os temas trabalhados são: autoconhecimento, inteligência emocional, comunicação para líderes, feedback, gestão do tempo, processos de gestão de pessoas (contratação, desligamento, desenvolvimento de colaboradores) e também estratégias para motivar os colaboradores.
Quando procurar uma mentoria?
Os momentos são vários, vai desde uma transição de processos, contratação de equipe, expansão do negócio ou para superar desafios internos e externos.
“A mentoria vai unir conhecimento, experiência, suporte às necessidades e objetivos da empreendedora, facilitando um caminho mais claro e eficiente em direção ao sucesso”.
Denise conta que todo o processo ainda contribui para potencializar o desenvolvimento pessoal e profissional, especialmente em áreas críticas como liderança, gestão de tempo e engajamento da equipe.
E no caso de liderança, de equipe de alta performance, a mentoria tem as ferramentas capazes de auxiliar no processo, pois tudo começa com a contratação de bons profissionais, com a capacitação adequada para que os colaboradores se sintam pertencentes ao processo e para que o engajamento seja eficaz.
“É o trabalho do líder, do empresário ou da empresária, que irá determinar a performance da equipe”.
Ela lembra que para que isso ocorra existem várias técnicas e ferramentas que irão ajudar.
“Vejo que o mais importante ainda é, e talvez sempre será, a comunicação, quanto melhor a qualidade da comunicação e dos feedbacks deste líder, melhor será o desempenho da equipe”, comenta Denise que explica que o processo de mentoria é de seis meses.