Para Tay Cunha, o autoconhecimento é o caminho para uma vida equilibrada na vida pessoal e profissional. Não ter medo ou receio e procurar ajuda é fundamental

Procurar ajuda em caso de necessidade é um passo importante para qualquer pessoa, e para as mulheres, existem momentos e sinais específicos que indicam que é hora de buscar suporte de um terapeuta.

Ansiedade e estresse excessivos, dificuldades nos relacionamentos, desafios na maternidade ou questões de saúde mental preexistentes são sinais que podem estar presentes no dia a dia.

A psicóloga Tay Cunha foi uma criança introspectiva, enfrentando dificuldades escolares e lidando com a separação dos pais.

Criada por mulheres fortes da família materna, aprendeu desde cedo o poder da resiliência, embora isso tenha lhe custado saúde e relacionamentos.

Perder a avó materna, com 20 anos, e o diagnóstico de Doença de Crohn, aos 22, foram pontos de virada na vida dela. Esses dois momentos levaram ela a buscar a psicoterapia e iniciar um profundo processo de autoconhecimento.

Aprimoramento

Ela é formada em Psicologia pela Unochapecó, e possui outras especializações. Tay é terapeuta em Access Consciousness, Leitora de Registros Akáshicos, Geobiologista, Analista Corporal e Comportamental, Mentora de Mulheres e Terapeuta de Casais.

Antes de se dedicar à psicologia, Tay trabalhou por 10 anos como técnica em segurança no trabalho e foi bombeira comunitária por três anos.

::: Acompanhe >>> 5 livros essenciais para mulheres de sucesso

Tay Cunha destaca a importância do autoconhecimento

Tay Cunha reforça a importância do autoconhecimento e da consciência nas escolhas de vida. Para ela, as mulheres precisam parar e observar suas necessidades, saindo do modo automático e sobrevivência para se tornarem donas de suas experiências.

A terapeuta destaca que viver no ritmo frenético sem autocuidado leva ao esgotamento físico e emocional, afetando negativamente os relacionamentos e a qualidade de vida.

Ela lembra que só existem duas formas de viver. A primeira é seguindo um fluxo padrão em que tem que lidar com os acontecimentos. A segunda, se tornando dona da sua experiência.

“Para isso é o processo de consciência das suas escolhas, assim você passa a criar de um jeito que seja leve, equilibrado e generativo. Os acontecimentos da vida não te ‘atravessam’ mais, afinal você tem autonomia sobre a sua realidade”, reflete.

Tay é casada com Alex e mãe do Valetim, de cinco anos, e mora em Chapecó (SC). Ela também lembra que uma mulher exausta e mãe, ao longo deste processo, não consegue brincar com os filhos e se sente culpada por estar sempre estressada e acaba “descontando” na família.

::: Fique por dentro >>> Como alinhar saúde de corpo, mente e espírito, por Tatiana Capanema

Como ter uma vida equilibrada?

Como psicóloga, Tay reflete com as mulheres que elas podem alcançar saúde integral, relacionamentos incríveis, maternidade leve e uma carreira próspera.

Ela lembra que os pilares do autocuidado devem ser a prioridade: cuidar do corpo, sono, alimentação, pensamentos coerentes e sentimentos acolhidos. Tudo alinhado a uma vida espiritual inabalável.

Sem isso, lembra a Tay, nada mais vai andar.

“Se você não puder ser você, não se cuidar, vai fazer falta primeiro para você mesma e depois para os seus”, destaca.

Mudanças de rumo na carreira e o apoio da família

A decisão de Tay de empreender surgiu em meio a uma transição de carreira e à descoberta de uma gravidez.

Dividindo-se entre o trabalho CLT e os atendimentos como psicóloga e terapeuta, ela encontrou forças para se dedicar exclusivamente à clínica após o nascimento de seu filho.

Com apoio do marido e familiares, ela superou os desafios financeiros e logísticos, adaptando-se à nova realidade e investindo em sua formação e marketing digital para expandir sua clientela.