Segundo a pesquisadora Elainne Ourives, os limitadores mentais funcionam como uma barreira entre a pessoa e o sucesso, mas podem ser combatidos
Muitas pessoas reclamam que têm uma espécie de “barreira mental” que as impede de fazer determinada coisa. Isso acontece, inclusive no ambiente profissional, por isso é muito importante saber que esse tipo de limitador existe e identificá-lo para que ele possa ser trabalhado.
Segundo Elainne Ourives, treinadora mental, cientista e pesquisadora nas áreas da Física Quântica, das Neurociências e da reprogramação mental, os limitadores mentais são bloqueios inconscientes poderosos.
“Nossa mente é composta por dois hemisférios. 15% correspondem à mente consciente e 85% à mente inconsciente; estando neste segundo terreno os limitadores mentais, que lá se enraízam. Eles acabam atrapalhando o desenvolvimento, inclusive no campo profissional, sem nos darmos conta”, explica.
Os limitadores
A especialista acrescenta que esses limitadores são crenças que, geralmente, são tidas por nós como verdades, mas que apenas atrapalham.
::: Fique por dentro >>> 4 dicas para estruturar seu dia e realizar mais
“São muitas as pessoas que reclamam que não conseguem realizar determinadas ações porque têm crenças que as limitam”.
Essas crenças, segundo a pesquisadora, são fabricadas desde a primeira infância e são influenciadas pelas pessoas ao nosso redor, relacionamentos interpessoais e experiências vividas.
“E elas precisam ser detectadas e combatidas para que essas pessoas possam se desenvolver”, diz.
Os 5 limitadores que impedem o sucesso profissional
No trabalho, os limitadores mentais mais comuns, segundo Elainne, são os seguintes:
1. Síndrome do impostor
Acontece quando a pessoa acha que não é tão boa quanto os outros acreditam que ela é. Ela se enxerga como uma espécie de farsante, mesmo que seja considerada uma ótima profissional pela equipe.
2. Síndrome de Peter Pan
Neste caso, a pessoa acredita que já foi boa em alguma coisa, mas agora não é mais. “A frase que ela costuma usar é ‘Já foi o tempo em que eu era capaz de fazer isso’ ”, explica Elainne.
3. O inimigo do tempo
Quem tem esse limitador, normalmente culpa a falta de tempo por tudo, por isso investir em gerenciamento de tempo é fundamental.
4. Lembranças hereditárias
Segundo a treinadora mental, dizer que na família sempre foi assim e não vai mudar é outra limitação mental, pois a pessoa não consegue acreditar que pode fazer diferente.
5.Crenças sociais
Neste caso, a pessoa entende, por exemplo, que determinada coisa nunca vai acontecer com ela, pois ela não tem sorte.
Como superar os limitadores mentais
Para superar esses limitadores mentais e conseguir desenvolvimento na área profissional, Elainne explica que é preciso reconhecer que há crenças limitantes atuando.
“Para combatê-las, a pessoa também deve avaliar quais experiências gostaria de viver, o que quer aprender e o que poderia fazer para conseguir. Ela precisa entender que, ao mudar a forma de pensar, pode conseguir tudo que quiser”, ressalta, explicando que um ponto importante é saber controlar as emoções.
“Pensar de forma clara no ambiente profissional, considerando que está em um ambiente cujo objetivo é o lucro, é uma habilidade compartilhada pelos melhores profissionais do mercado”, afirma.
De acordo com a especialista em reprogramação mental, também é preciso trabalhar a mente para que o medo deixe de guiar decisões no trabalho.
::: Saiba mais sobre >>> Dica para mulheres serem donas do próprio dinheiro
“Apesar do ambiente profissional ser muitas vezes desafiador, entenda que são as experiências que vão nos fazendo mais seguros. Coloque o medo de lado e vá com ele mesmo”, orienta.
E se algo não sair como planejado, a sugestão é aprender a lidar com frustrações.
“Crie estratégias mentais de respiração e visualização sempre que algo não planejado acontecer. Faz parte. Apenas siga”, diz.
E, finalmente, lembre-se de que para prosperar em qualquer área da vida é preciso foco. Isso significa principalmente conhecer melhor a si mesmo e não levar em consideração a opinião de alguns”.
Elainne Ourives transforma vidas por meio da reprogramação mental
A treinadora mental Elainne Ourives também é uma cientista e pesquisadora, especializada em áreas como Física Quântica, Neurociências e reprogramação mental.
Com nove livros publicados, ela se destaca como mestra de mais de 200 mil alunos, incluindo 100 mil participantes de seu treinamento, Holo Cocriação de Sonhos e Metas. Este programa é reconhecido como uma das metodologias mais abrangentes para reprogramação mental, cocriação e manifestação de sonhos globalmente.
O conhecimento dela é fruto de formação com alguns dos maiores nomes da ciência, como Jean Pierre Garnier Malet, Tom Campbell, Gregg Braden, Bob Proctor, Joe Dispenza, Bruce Lipton, Deepak Chopra e Tony Robbins. Elainne é também multiplicadora do Ativismo Quântico de Amit Goswami e certificada pelo Instituto HeartMath.
Além disso, é a única trainer de Joe Vitale no Brasil. Além de sua atuação acadêmica, Elainne é reconhecida como idealizadora do Movimento “A Vida é Incrível”, um projeto voltado para liberar o potencial máximo.