mulher grisalha sentada trabalhando no computador perto de uma janela

Dores nas costas têm sido queixas comuns de quem trabalha em home office há mais de um ano.

O home office virou realidade para muitas pessoas e, junto com ele, vieram alguns efeitos colaterais, como a maior necessidade de ficar diante de telas e, consequentemente, mais tempo sentado na cadeira.

Se nos escritórios a estrutura era mais confortável, por outro lado muita gente teve que improvisar espaços de trabalho em mesas de jantar, cômodas, ou até mesmo no sofá com o notebook no colo.

E não ficou barato para a coluna: as dores nas costas passaram a ser uma das principais queixas.

::: Veja ainda >>> Como fazer da pandemia uma oportunidade?

Para ajudar a aliviar o quadro, confira cinco dicas superimportantes para melhorar a qualidade de vida e a produtividade no home office:

1) De olho na cadeira

Em primeiro lugar, a cadeira é o item de maior importância no mobiliário do home office. Ela precisa oferecer apoio adequado para as costas, ter assento confortável e contar com apoio para os braços.

A principal dica é: ao sentar, a coxa deve estar inteiramente posicionada sobre o assento e os pés precisam encostar por completo no chão. Portanto, caso necessário, use um apoio para os pés.

2) Levante-se frequentemente

Passar horas e horas a fio na cadeira, sem se levantar, pode fazer muito mal para a coluna e também para a saúde do corpo de forma geral.

Portanto, estabeleça intervalos ao longo do dia para levantar, esticar as pernas e alongar os braços. Além disso, uma dica é se levantar a cada 30 minutos, alongando ombros e costas durante 15 segundos.

3) Atenção para os pés

Os pés devem permanecer apoiados, seja no chão ou em um descanso para pés com altura apropriada. Dessa forma, evita-se problemas de circulação, inchaço, dores, sobrecarga e demais desconfortos.

Aliás, conforto para os pés é algo primordial também para a saúde da coluna, inclusive para quem não abre mão de se vestir como se estivesse trabalhando no escritório. Desde o início da quarentena, os saltos deram lugar aos sapatos de salto baixo.

“O uso de calçados como rasteiras, alpargatas e sapatilhas cresceu bastante desde o início da pandemia. Assim como anabelas baixas e calçados flats se transformaram em uma grande tendência que une o estilo e o conforto necessários para quem trabalha em casa”, explica Bruna Grein, estilista da La Femme, referência em calçados flats no Brasil.

4) Mexa o corpo

Trabalhar a estrutura muscular é essencial para a estabilidade da coluna. Portanto, os exercícios físicos regulares fortalecem a musculatura das costas e melhoram a postura, reduzindo dores e desconfortos.

Nesse sentido flexões, alongamentos, agachamentos e prancha são algumas das atividades que ajudam a tornar a região fortalecida.

5) Evite a automedicação

Se as dores aparecerem, faça compressas quentes no local da dor. O calor auxilia no relaxamento da musculatura, trazendo alívio. Caso a dor persista mesmo assim, procure ajuda médica ─ preferencialmente por consultas via telemedicina, que é a alternativa mais segura durante a pandemia.