Proprietária de duas óticas em Chapecó (SC), Cati reforça a importância na persistência para alcançar os objetivos profissionais e pessoais
O sucesso está ligado à superação, dedicação, definição de metas. Um caminho cheio de curvas, mas com o objetivo final de crescimento e transformação.
O empreendedorismo feminino não apenas impulsiona a economia, mas também promove a diversidade, a inovação e a igualdade de oportunidades.
Sem contar que a trajetória de muitas mulheres nos negócios é um incentivo para que outras, também possam dar o primeiro passo, ao perseguirem sonhos e acreditarem no seu potencial.
Catilane de Barros Bilhalva, mais conhecida como Cati, é empresária em Chapecó (SC). Aos 46 anos, é uma empreendedora de destaque, proprietária de duas óticas e uma trajetória repleta de desafios vencidos. Um deles é a abertura da segunda ótica em Chapecó.
Ela é proprietária da Ótica Especialista, que fica na avenida Porto Alegre, e, também, da Ótica Preço Popular, que será inaugurada em 1º de abril, na avenida Fernando Machado, no Centro.
Cati não teve uma jornada fácil, sua história tem um enredo baseado em resiliência e superação.
Começou a trabalhar cedo, aos 15 anos, em laboratório óptico. Casou aos 18 anos, mas, quando seu filho Saymon estava com três meses, se separou e passou a criá-lo sozinha.
Determinada não se deixou abater. Com muito esforço, ascendeu na empresa onde trabalhava, passando por diversos setores até se tornar representante comercial.
No entanto, seu verdadeiro sonho era ter seu próprio negócio e, aos 34 anos, concretizou esse objetivo ao adquirir sua primeira ótica.
::: Acompanhe também >>> “Precisamos confiar mais na nossa intuição”, afirma a modelo Edi Lima
Respeito é a chave para um trabalho bem feito
Em um ambiente, predominantemente masculino, Cati precisou conquistar o espaço e o respeito de todos.
“Um dos grandes desafios foi ser mulher em um ambiente masculino. Mas, conquistei meu espaço. Com profissionalismo superei as dificuldades e ganhei cargo de liderança dentro da empresa”.
Ela lembra que levou muitos anos para ser uma profissional reconhecida no ramo óptico.
“E hoje sou respeitada por todos os profissionais do ramo”, enfatiza.
O grande orgulho
As conquistas de Cati não se limitam apenas ao âmbito profissional. A compra da casa própria, a fundação de sua empresa e, especialmente, o sucesso de seu filho como jogador profissional de futebol nos Emirados Árabes são alguns dos exemplos.
“Ver Saymon realizar seu sonho, após 13 anos de apoio e incentivo, é uma das maiores vitórias de sua vida”, afirma.
Saúde visual e seus desafios
O caminho do empreendedorismo no ramo que Cati escolheu não é isento de desafios.
Cati aponta a falta de profissionais devidamente capacitados como uma das principais dificuldades na hora de comprar óculos. Ela comenta a importância de consultorias adequadas, visto que os óculos não são apenas acessórios, mas também influenciam na saúde visual dos clientes.
Com a expertise como técnica em óptica, além de cursos de liderança, gestão, vendas e marketing, Cati lembra da necessidade da saúde visual.
“A saúde dos nossos olhos pode afetar nossas tarefas simples do dia a dia como: ler, trabalhar e interagir. Ao cuidar dos nossos olhos, prevenimos doenças oculares e garantimos uma visão perfeita, mesmo no uso de óculos por muitos anos”, explica.
Ela reforça a necessidade, em caso de aparecimento de sintomas visuais, da visita periódica ao oftalmologista. O que muitas vezes não é colocado como prioridade.
Felicidade plena vai além do sucesso profissional
Para Cati, ser feliz vai além do sucesso profissional. É poder atender às necessidades das pessoas ao seu redor, cultivar relacionamentos harmoniosos, ver sua família reunida e desfrutar da saúde para apreciar cada momento.
“Ser feliz é fazer o que gosto. É fazer com muito amor a profissão. É ter realizado o sonho de ver meu filho conquistando o mundo. Ser feliz é ver minha família reunida e todos bem, ter meus clientes satisfeitos e ver o melhor da vida”, enaltece.