Obra independente de Carola Ponto, “Carola com Carolina” será apresentada com evento cultural em Florianópolis

O livro “Carola com Carolina“, da escritora Carola Ponto, será lançado em um evento especial na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis. A obra, que reúne contos autoficcionais, marca a estreia da autora em uma publicação independente.

Carola Ponto, pseudônimo de Ana Carolina Teixeira Pinto, é mestre e doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutora em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Natural de Curitiba, Ana Carolina mudou-se para Florianópolis aos quatro anos e viveu na capital catarinense até os 37 anos. Atualmente, ela reside em Realeza (PR), onde leciona literatura de língua espanhola na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

O evento de lançamento será realizado nesta quinta-feira, 23 de maio, a partir das 18h30, no Casarão da Fundação Cultural Badesc, no Centro de Florianópolis.

A noite contará com uma apresentação musical de Cassiani Tasca e Rafaelo de Goes, que interpretarão clássicos da MPB e músicas internacionais dos anos 1980 e 1990. Além disso, haverá uma roda de conversa sobre o livro com os professores da UFSC, Daniela Bunn, Carmen Cecilia Rodríguez Almonacid e José Mariano.

A Fundação Cultural Badesc está localizada na Rua Visconde de Ouro Preto, 216. A entrada para o evento é gratuita. Não perca a oportunidade de conhecer “Carola com Carolina” e participar de uma noite dedicada à literatura e à música.

::: Fique por dentro >>> Uma caminhada em direção ao amor-próprio com Beatriz

 “Me sinto honrada por ter sido contemplada pelo edital de lançamento de livro da Fundação Cultural Badesc. Lançar meu primeiro livro de contos neste espaço é como um retorno à casa, pois vivi toda minha juventude no Centro de Florianópolis, participava de toda a movimentação artística e cultural da cidade e muitos dos cenários de meus contos se passam aí no entorno do casarão”, compartilha Carola.

Carola com Carolina e a complexidade em ser mulher

O livro de 96 páginas é formado por três seções, cada uma delas é iniciada com uma fotografia de uma época da vida da escritora.

Na primeira, “O berço da escritura“, há um registro da Carola ainda bebê em pé no berço, na segunda seção, “Mundo no diminutivo“, é usada uma imagem da escritora na sacada do apartamento da família aos 20 anos de idade e na terceira, “Festa entre-línguas“, a foto é de uma mulher madura em uma viagem ao Canadá.

O prefácio da obra, intitulado “No pulo da gata“, é escrito pela professora doutora de literatura aposentada da UFSC, Alai Garcia Diniz. A arte da capa é uma serigrafia do ilustrador Felipe Campoi a partir de uma pintura a óleo da artista plástica Madu Maria, filha da escritora.

“Os contos falam sobre a complexidade de ser mulher na contemporaneidade e propõe questões sobre infância, juventude, maturidade, feminilidade, amizade, maternidade, desejos”, compartilha a autora.

Carola com Carolina” é o primeiro livro de contos publicado individualmente e já está na 2ª edição.

A primeira edição foi lançada em 2023 na Casa Escreva, Garota!, durante a Festa Literária Internacional de Paraty. 

“Na FLIP de 2023 também participei de duas coletâneas de contos, Cores do assombro e Prêmio OFF FLIP Conto. Este ano um conto meu estará na antologia de textos de autoria feminina Prêmio OFF FLIP NÓS”, completa a autora que publicou em 1991, autonomamente o livro de poemas “Jovens Demais”.