A advogada e perita avaliadora de imóveis, Liliane Tochetto Casarotto orienta como comprar imóveis com segurança. Ela foi a primeira corretora de Seara e está há 13 anos atuando no setor

Comprar um imóvel é uma decisão importante que exige atenção a vários detalhes para garantir uma boa negociação. É fundamental garantir que o investimento seja seguro e rentável a longo prazo e, sem uma análise cuidadosa, você pode acabar pagando mais do que o imóvel realmente vale, comprometendo sua estabilidade financeira.

Liliane Tochetto Casarotto, 45 anos, conhecida como Lili, é de Seara (SC), ela atua como advogada e perita avaliadora de imóveis. Desde criança, esteve envolvida no mercado da construção civil, influenciada pelo pai e pela irmã, que trabalhavam no ramo de projetos e execução de obras de frigoríficos.

Inicialmente, começou o curso de Engenharia Civil, mas logo percebeu que sua verdadeira vocação era outra. Formou-se em Direito, com pós-graduação em Direito Imobiliário, e se especializou em avaliações imobiliárias.

Em parceria com a irmã Nilza, abriu a Tochetto Incorporadora e Imobiliária, que posteriormente seguiu caminhos distintos, com Liliane assumindo a imobiliária e a irmã o escritório de engenharia.

Fique atento aos detalhes, orienta Liliane

Ela orienta que, ao iniciar a compra de um imóvel, alguns cuidados sejam tomados como: conhecer a localização desejada.

“O primeiro passo é saber o local onde você̂ gostaria de morar. Quais bairros funcionam para o seu estilo de vida? Onde é mais fácil começar sua rota cotidiana? Os arredores possuem a infraestrutura que você precisa? Todas essas perguntas devem ser feitas antes mesmo de analisar o próprio imóvel”, destaca.

Outra análise a ser considerada é pensar a longo prazo, ou seja, crescimento da família ou necessidade de trabalho no local.

Liliane também enfatiza que é fundamental analisar as opções de financiamento disponíveis. 

::: Fique por dentro >>> Nalini mostra como tornar sua casa o lugar ideal para viver

“Os bancos oferecem condições diferenciadas para financiamento. Além deles, algumas empresas específicas para esse tipo de processo oferecem seus próprios recursos. Converse com especialistas, faça simulações, veja se pode usar o seu FGTS na entrada”, diz.

Mulheres abrindo caminho no mercado imobiliário

Casada e mãe de dois filhos, Anna Catharina, de 15 anos, e Henrique, de 8 anos, Lili tem uma trajetória inspiradora marcada por determinação e paixão pelo que faz.

Como toda a empreendedora, a jornada da advogada e perita de avaliação também foram de desafios. 

Ela lembra que enfrentou preconceito por ser mulher e a primeira corretora de imóveis na cidade.

Comentários desmotivadores, como “você não vai conseguir” e “esse mercado é só para os espertos“, foram comuns no início da carreira. No entanto, ela perseverou e, após 13 anos, continua firme e forte no mercado.

Com posicionamento, dedicação, estudo e profissionalismo explica que é possível contornar situações desafiadoras e conquistar reconhecimento no mercado imobiliário, onde em um primeiro momento, somente os homens se destacavam.

::: Acompanhe essa história >>> Rosane Aguiar Zin e o equilíbrio entre carreira e maternidade

Liliane acredita que contratar caráter e treinar habilidades é essencial, pois essas qualidades não aparecem em currículos. Ela valoriza a espiritualidade, a disciplina e o amor à família como pilares de felicidade e sucesso.

“Nada do que conquistei foi planejado, mas a pessoa que me tornei foi meu melhor presente”, reflete.

Autoconhecimento

Para aprimoramento pessoal e profissional, ela participou de diversos cursos de desenvolvimento pessoal, como constelação familiar, coaching, eneagrama e um sistema familiar japonês.

Em 2022, teve a oportunidade de visitar o Japão e aprender mais sobre esses ensinamentos. Para ela, a vida só funciona quando você se conhece profundamente. 

“Com uma rotina agitada em um mercado acelerado, ser corretora de imóveis é um constante aprendizado. Não só na condução de negociações, mas principalmente, em conhecer cada cliente e ter o desafio de atender as mais diferentes expectativas”, diz.

Lili conta que se sente realizada em fazer concretizar o sonho de tantas pessoas.

“Com comprometimento, ética e dedicação, firmo a minha missão”, destaca.