Confira livros que ajudam a lidar com a ansiedade e mostrar caminhos para controlar sua mente
Os brasileiros são considerados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um povo muito ansioso do mundo. Isso antes da pandemia.
Segundo a OMS, cerca de 18 milhões de brasileiros sofrem com esse tipo de transtorno.
Nos últimos tempos, tem-se buscado soluções e processos de cura.
Terapias, tratamentos medicamentosos e processos de autoconhecimento. A leitura surge em meio a isso tudo como uma alternativa para acalmar a mente inquieta.
Ler também é um bom remédio para acalmar a mente dos ansiosos.
Livros que ajudam a lidar com a ansiedade estão ganhando cada vez mais visibilidade nas livrarias físicas e também virtuais.
Separamos algumas dicas de leitura para quem busca o equilíbrio e melhorar saúde mental.
>>> Acompanhe também → 10 dicas para lidar com a ansiedade na pandemia
6 dicas de livros que ajudam a lidar com a ansiedade
Ansiedade: Como enfrentar o mal do século, por Augusto Cury
Neste livro, o psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury apresenta a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), uma das doenças da atualidade.
Ainda pouco explorada por psicólogos e psicopedagogos, SPA é muito confundida com hiperatividade ou transtorno do déficit de atenção.
Neste livro que ajuda a lidar com a ansiedade, você conhecerá os sintomas e as consequências desse mal bem, como as técnicas para enfrentá-lo e recuperar sua tranquilidade, emocional e mental.
Não acredite em tudo que você sente, por Robert L. Leahy
O título do livro já é bem desafiador, não é mesmo?
Se você luta com emoções difíceis, saiba que não está sozinho.
Muitas pessoas se sentem tristes, preocupadas ou estressadas – seja por depressão, ansiedade ou simplesmente por lidar com problemas comuns da vida diária.
As emoções são parte natural e saudável do ser humano, e como lidamos com as emoções difíceis revela nossa verdadeira capacidade de felicidade, amor e alegria.
O livro traz uma abordagem inovadora, combinando terapia cognitivo-comportamental e terapia de esquema emocional para ajudá-lo a explorar suas crenças pessoais sobre emoções.
O livro determinar se essas crenças são úteis ou prejudiciais e encontrar a motivação para adotar estratégias alternativas e mais saudáveis de enfrentamento.
Dialogar com a ansiedade: Uma vereda para o cuidado, por Ênio Brito Pinto
Atualmente, os verbos mais associados à ansiedade são “controlar” e “lutar”. E há muitos exercícios, dicas e técnicas para isso.
Segundo o autor, embora seja útil e importante, o controle não é o principal meio para lidar com a ansiedade: o que ela nos pede é diálogo.
Assim, devemos compreendê-la como uma das mais importantes defesas de que dispomos para lidar com o mundo.
Porém, se a ansiedade não é acolhida e olhada com aceitação, pode se transformar de saudável em patológica.
O desconforto que ela provoca nos chama ao cuidado.
Nesta obra ─ dirigida a terapeutas e a todos aqueles que vivenciam esse estado cotidianamente ─, Ênio Brito Pinto parte da perspectiva gestáltica para mostrar que é possível usar a ansiedade a nosso favor, fazendo -a dialogar com a liberdade, a criatividade e a esperança.
Stop ansiedade: O guia definitivo para você sair do ciclo da ansiedade emocional, por Amanda Dreher
Você quer saber qual o melhor caminho para controlar a sua ansiedade?
Não aguenta mais explodir por qualquer motivo, falar sem pensar e depois se arrepender?
Ou você está no extremo oposto, completamente paralisado?
Até sabe que precisa agir e mudar, mas simplesmente não consegue fazer o que precisa ser feito?
A obra de Amanda Dreher é um verdadeiro Mapa do Caminho da Serenidade.
Com ele, você vai descobrir os cinco passos essenciais do “Método Clara” para dar um basta na sua ansiedade.
Você é ansioso? Reflexões contra o medo, por Luiz Felipe Pondé.
Quando decidiu escrever sobre ansiedade, o mundo ainda não conhecia a Covid.
Mas, sob a antiga normalidade, Pondé entendia a ansiedade como um dos temas mais preocupantes e inquietantes para todos.
Dos seus jovens alunos universitários aos leitores mais velhos de suas colunas no jornal e de quem se via ansioso por uma falta de sentido na vida aos que mal tinham tempo para perceber isso.
“Somos todos ansiosos”, dizia ele, com razão. À medida que escrevia e a pandemia se espalhava mundo afora, foi percebendo que a ansiedade havia se tornado um marco da nossa era com todos os tipos de medos provocados pelo vírus.
Para Pondé, inúmeras fontes do problema: desde as redes sociais e internet aos avanços da medicina, passando pela emancipação feminina, o desemprego e a competitividade no mercado de trabalho.
Talvez você deva conversar com alguém, por Lori Gottlieb
Quando buscamos a ajuda de um terapeuta para melhor compreender as angústias, os medos, a culpa ou quaisquer outros sentimentos que nos causam desconforto e sofrimento.
Mas quantos de nós já paramos para perguntar: o terapeuta está imune à gama de questões que ele auxilia seus pacientes a dirimir e superar, dia após dia?
A autora best-seller e terapeuta Lori Gottlieb nos mostra que a resposta a essa pergunta traz revelações surpreendentes.
Quando ela se vê emocionalmente incapaz de gerenciar uma situação que perturba sua vida, uma amiga lhe faz uma sugestão: talvez você deva conversar com alguém.
Lori oferece um relato afetuoso, leve e comovente sobre a universalidade de nossas perguntas e ansiedades, e joga luz sobre o que há de mais misterioso em nós, afirmando nossa capacidade de mudar nossas vidas.
Uma jornada emocionante de autodescoberta, uma homenagem à natureza humana e um lembrete sobre a importância de sermos ouvidos, mas também de sabermos ouvir.
Um livro sobre a importância dos encontros, dos afetos e da coragem de todos os que partimos para a aventura do autoconhecimento.