Como ter seu e-commerce sem gastar muito? Confira quatro maneiras gratuitas para aprender como abrir uma loja on-line
A pandemia obrigou muitas mulheres a buscarem o comércio on-line. Seja por escolha ou sendo forçada por causa do desemprego, o e-commerce se tornou uma das opções.
Segundo o 7º Relatório Neotrust – Movimento Compre & Confie, divulgado no fim de abril, o mês de março de 2021 foi o segundo maior mês da história do e-commerce brasileiro em termos de volume de vendas.
Ainda conforme os dados do relatório, foram realizadas 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses deste ano, o que representa crescimento de 57,4% no comparativo com o mesmo período em 2020.
Desse mesmo modo, foram gerados mais de R$ 35,2 bilhões durante os meses de janeiro a março, representando um aumento de 72,2% na comparação.
>>> Você vai querer ler isso → 3 melhores dicas para quem está empreendendo
É muita gente, vendendo muita coisa. Portanto, para competir neste mercado, que para muitas mulheres, é novo e até desconhecido é preciso ter conhecimento. É preciso se preparar para a jornada.
E se você é uma dessas mulheres empreendedoras que está começando sem muito dinheiro pra investir em capacitação, aqui neste post você vai encontrar maneiras de fazer isso de forma gratuita.
Confira quatro materiais e cursos gratuitos sobre e-commerce
1) Como construir uma loja virtual? – Sebrae
O curso gratuito do Sebrae oferece capacitação para compreender a evolução do uso da Internet para o comércio digital.
Dividido em três módulos – “Desmistificando a internet: oportunidades para sua empresa”, “Preparando seu negócio para vender pela internet”, “Como construir a sua loja virtual”, o curso tem duração de duas horas, é totalmente online e oferece certificado.
2) Guias completos e gratuitos sobre e-commerce – Codeby
A empresa de tecnologia Codeby oferece em seu site uma série de materiais, entre e-books, guias e cursos online, sobre assuntos relacionados ao comércio eletrônico.
Destaque para o curso “Um guia sobre a plataforma VTEX”, que é um dos mais populares do site e ensina na prática como usar mais de 15 módulos da plataforma VTEX no dia a dia, e para o guia “Tendências para o e-commerce em 2021”, que aponta insights interessantes para serem utilizados o ano todo.
3) Cursos de marketing digital Ateliê Digital – Google
A Google tem uma série de cursos gratuitos voltados para o marketing digital e para quem quer mergulhar no universo do e-commerce.
No entanto, merecem destaque os cursos “Leve sua Empresa para a Web” e “Gere conteúdo para promover sua empresa”, com 3 horas de duração cada.
4) Como vender na internet na crise do Coronavírus – Sebrae
Mais um dos cursos gratuitos com a qualidade do Sebrae, e dessa vez totalmente voltado ao cenário do e-commerce na pandemia.
O curso, com duração de 4 horas, ensina técnicas para melhorar a performance nas redes sociais e aumentar o tráfego de clientes nos canais de vendas, inclusive para lojas físicas que tiveram que fechar as portas durante a pandemia e migraram ou pretendem migrar para o digital.