Marisa Marin, especialista em fisioterapia pélvica e dermatofuncional, compartilha orientações práticas para cuidar da saúde íntima

Mulheres precisam priorizar os cuidados com a saúde íntima, é o que orienta Marisa Marin, fisioterapeuta especializada em saúde pélvica e dermatofuncional. Ela destaca que pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença.

Marisa possui certificações em tratamentos de pós-operatório de cirurgia plástica com abordagem terapêutica e preventiva de fibroses.

É, ainda, fundadora da clínica Enervida, especializada em dermatofuncional, realizando tratamentos de massagem, para o alívio da dor, inchaço, melhora na qualidade de vida; procedimentos faciais como limpeza de pele e reabilitação no pós-parto.

::: Fique por dentro >>> Suplementos: dicas para alcançar o resultado esperado

Cinco dicas para melhorar a saúde íntima

A especialista simplifica o assunto, destacando cinco dicas essenciais. Desde deixar de usar roupa íntima até escolher o absorvente certo, suas sugestões práticas visam promover o bem-estar e prevenir infecções.

Aqui estão as orientações simples, mas eficazes, para melhorar a saúde íntima de forma fácil e descomplicada:

Fique sem roupa íntima: Reserve um tempo do seu dia para “arejar” a região. Dormir sem calcinha pode ajudar na ventilação e prevenir irritações.

Evite o uso contínuo de absorventes: Absorventes devem ser usados apenas durante a menstruação, pois o uso prolongado pode abafar a região e aumentar o risco de infecções.

Lave a calcinha separadamente: Lave sua calcinha com sabão de coco e evite deixá-la secando em ambientes úmidos, como o banheiro, para prevenir o crescimento de bactérias.

Limpe-se com cuidado: Use lenços umedecidos ou papel higiênico suave ao se limpar e evite passar o papel com força excessiva. Lembre-se de limpar da frente para trás para evitar a transferência de bactérias.

Hidrate com óleo de coco: Assim como hidratamos o corpo e o rosto, a região íntima também merece cuidados. Aplique óleo de coco natural uma vez por semana para manter a hidratação, mas esteja atento a possíveis irritações e suspenda o uso, se necessário.