Explore conosco as nuances entre os ignorantes, desesperados e preparados no contexto da evolução tecnológica. Descubra estratégias ‘prontas para liderar” o futuro com insights importantes da escritora Martha Gabriel
Por Martha Gabriel, autora de Liderando o Futuro
Existem basicamente três tipos de pessoas no mundo: os ignorantes, os desesperados e os preparados.
Os primeiros não fazem ideia do que está acontecendo; os segundos percebem o que acontece, mas não sabem como enfrentar; enquanto os últimos aproveitam as oportunidades.
Esses grupos trocam de lugar conforme o contexto em que se encontram, de modo que uma pessoa ignorante ou desesperada em uma situação pode estar preparada para outra.
Nesse sentido, o grande desafio atual é conseguir se manter preparado para aquilo que importa para o futuro, pois a velocidade de evolução tecnológica atual é tão alta, que dificulta enxergar o que devemos fazer para nos preparar.
Para enfrentar e vencer a revolução tecnológica atual e todas as outras que ainda virão, é necessário adotar uma postura “future ready”, investindo em estratégias que nos colocarão na dianteira do caminho para o futuro. Para tanto, precisamos de novos métodos e habilidades na nossa caixa de ferramentas para aproveitar as oportunidades na jornada.
::: Acompanhe também >>> 5 ações para melhorar a saúde mental no fim de ano
Transformações requerem esforço
Fomos educados para sermos bons em reagir, mas no contexto que se apresenta, precisamos aprender a antecipar e “hackear” a nossa evolução. Apenas aqueles que estão preparados conseguirão liderar os seus futuros, seja nos negócios ou em quaisquer áreas da vida.
No entanto, isso não é fácil, pois transformações requerem esforço, demandando conhecimento, estratégia e disciplina para serem bem-sucedidas.
Com esse propósito em mente, escrevi o livro “Liderando o Futuro” destrinchando esse processo em três dimensões complementares:
1) ampliação da visão para enxergar o que precisa ser feito.
2) aquisição de conhecimentos e metodologias que permitam desenvolver estratégias para traçar os melhores caminhos para o futuro.
3) desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para isso.
Fica aqui, portanto, esse meu convite de leitura para empreendedores, líderes corporativos e qualquer pessoa que deseje se manter relevante nessa jornada para o futuro, aprofundando especialmente o desenvolvimento do “Pensamento Crítico”, que é a mais importante habilidade para o futuro e o foco principal da terceira parte do livro. O futuro não perdoa a falta de preparo.