Amanda Costa, otorrinolaringologista e Presidente da Absono Santa Catarina destaca a importância para a saúde da Semana do Sono 2024. Com um enfoque dedicado à conscientização sobre a importância do sono para o bem-estar físico e mental

A Semana do Sono acontece de 11 a 17 de março em todo o Brasil, com o tema: Oportunidade de sono a todos para saúde global. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Sono, e com uma programação realizada em todo o país.

No dia 13 de março, a cidade de Chapecó se une ao movimento nacional para trazer informações sobre a importância do sono para a saúde física e mental.

O evento na cidade contará com a participação de diversos profissionais de saúde, dentre os quais se destaca a palestra da Dra. Patrícia Mano, Otoneurologista do Rio de Janeiro, juntamente com outros especialistas da região, como Dra. Rafaela Pavan, Psiquiatra; Dra. Talita Martinelli, Neurologista; Dra. Dunnia Baldissera, Cardiologista; Dr. Rodrigo Kohler, Otorrinolaringologista e Médico do Sono; Dr. Guilherme Wilson Tenfen, Pneumologista; e o Dr. Douglas Alba, Cardiologista.

Vida leve e saudável

Dra. Amanda Costa, Otorrinolaringologista e Presidente da Absono Santa Catarina, ressalta que o sono desempenha um papel importante na manutenção da saúde física e mental.

Ela destaca que durante o sono, importantes processos de restauração ocorrem, como a reposição energética, a regulação hormonal e o reparo tecidual.

“O sono pode ser afetado por diversas disparidades sociais e ambientais, incluindo estresse psicológico, dificuldades financeiras e condições adversas de sono, como luz, temperatura e ruído”, comenta.

Benefícios à saúde associados a uma boa noite de sono

A Dra. Amanda Costa complementa que estudos têm evidenciado os benefícios à saúde associados a uma boa noite de sono, como a redução do risco de doenças cardiovasculares e diabetes, o fortalecimento do sistema imunológico, a consolidação da memória, a regulação do humor e a melhoria do foco e concentração.

“E embora as necessidades de sono variem de pessoa para pessoa, em média, os adultos necessitam de 7-9 horas de sono por dia. No entanto, é fundamental que cada indivíduo respeite suas próprias necessidades e limites, garantindo assim uma boa qualidade de vida”, afirma.

::: Leia também >>> 6 dicas para driblar a falta de sono

A Semana do Sono em Chapecó promete ser uma oportunidade singular para profissionais da saúde e a comunidade em geral se atualizarem sobre os mais recentes avanços na medicina do sono e aprenderem como aprimorar sua própria saúde e bem-estar por meio de hábitos saudáveis de sono.

Foto: Darlei Lottermann