Obstinada e com objetivos claros, Michele empreende em várias áreas, mostrando que o importante é não desistir de realizar os sonhos
Nascida e criada em Passo Fundo (RS), Michele Aenlhe Vignochi, carinhosamente conhecida como Mi, carrega uma história marcada por determinação, amor e espírito empreendedor incomparável.
Aos 37 anos, ela dá exemplo de determinação, desafiando os obstáculos da vida para alcançar os sonhos e objetivos.
Desde cedo, Michele absorveu lições valiosas da mãe, uma professora dedicada, e do pai, um representante comercial. Foi ensinada a valorizar a educação e a independência.
Com apenas 18 anos, deixou o conforto do lar em busca de realização pessoal. A vida inicialmente a levou a Balneário Camboriú, litoral de Santa Catarina, onde enfrentou desafios como o primeiro emprego e viver longe da família e amigos.
Mas o destino reservava algo especial. Em Balneário Camboriú, encontrou o companheiro de vida, Maicon Grando. Juntos, há quase 19 anos, escrevem uma história de amor e parceria.
“Maicon era bancário e sonhava em ser gerente de agência e eu sonhei com ele. Quando ele foi transferido para Chapecó vim junto e de cara me apaixonei pela cidade”
Com a transferência de Maicon para Chapecó, em 2008, Michele iniciou uma nova jornada profissional que foi marcada por altos e baixos.
::: Acompanhe também >>> O poder das palavras que tranquilizam a mente
“Aqui, em Chapecó, começou realmente minha história profissional. Trabalhei em algumas empresas privadas. Fiquei por mais de 5 anos em uma função, onde me fizeram acreditar que eu não era capaz de muita coisa. Sai de lá por força da saúde mental, por muito tempo não acreditei em mim mesma”, lembra Michele.
Após enfrentar desafios em empresas que a fizeram duvidar de si mesma, Michele encontrou no empreendedorismo uma nova oportunidade e força para dar a volta por cima.
“Por força do destino, Maicon foi promovido e seguimos em 2016 para Concórdia. Foi então que pensei: ‘O que posso fazer de casa e levar para onde eu quiser?’ Já sabíamos que Maicon, a partir dali seria transferido a cada 2 anos no máximo, fiz alguns cursos e me interessei por designer gráfico.”
Com as novas habilidades e uma visão empreendedora, Michele fundou o Ateliê Fiori di Aurora. Ela transformou as energias em criações belas e significativas.
Nova reviravolta e oportunidades na vida de Michele
Em 2019, quando o marido decidiu encerrar a carreira como bancário e seguir novos rumos. Michele não teve dúvidas, abraçou as oportunidades.
Ao lado de Maicon, Michele ingressou no mercado de seguros, tornando-se sócia de uma corretora.
Com determinação e paixão, conquistou reconhecimento e, em 2022, comprou sua própria corretora, a Golden Signature.
“Tenho muito orgulho em dizer que tivemos um aumento de 6% no faturamento total. Pode parecer pouco, mas em uma área competitiva como a de seguros é muito significativo”.
Mas ela não parou por aí, Michele expandiu a atuação, levando a ideia de seguros para eventos e lançando o podcast “Elas Seguram”.
“Uma vez por mês falamos sobre seguros e empreendedorismo de forma simples e clara”, destaca.
Mas o empreendedorismo está no sangue de Michele e ela ao lado do marido, novamente, viu oportunidades de negócio em um ramo totalmente diferente.
Em 2023, concretizou outro sonho ao comprar a franquia Ah! Cucaria, um café com um toque especial de afeto. Com determinação, inaugurou o estabelecimento em tempo recorde.
“Maicon sabia que eu sempre sonhei em ter um café. Durante nossas pesquisas, descobrimos a AH! Cucaria. Já tínhamos conhecido uma loja semelhante em Passo Fundo e nos encantamos com a ideia do café com cuca. Quando a oportunidade surgiu, Maicon sabia que seria perfeito para mim. Lembro-me claramente da frase que ele disse quando me contou: ‘Acho que encontrei o negócio dos seus sonhos’”, conta a empreendedora.
::: Leia ainda >>> De enfermeira a terapeuta alquímica, Marlize mostra o poder da autodescoberta
“Fizemos a primeira reunião com os representantes da franquia e no mesmo dia, antes de dormir, eu disse para o Maicon ‘Ah! Cucaria será nossa’”, lembra.
Era dia 18 de dezembro, no dia 20 ocorreu a compra, e no dia 23 estavam escolhendo o local. E ela não teve dúvidas: o número 142 E, da rua Jorge Lacerda, Centro de Chapecó, era o lugar.
“Quando olhei para a casa eu disse: “Vai ser aqui, o pessoal da franquia disse que precisavam analisar, mas eu tinha a certeza que era o local. E no dia 5 de janeiro (2024) começamos as reformas. Coloquei nas minhas metas que tudo estaria pronto até 6 de março e, superando alguns imprevistos, abrimos as portas no dia 18”.
::: Fique por dentro >>> Networking: A importância da inclusão nas relações de negócios
E hoje, Michele realizou o sonho e é a dona de um café. É a empreendedora que cuida da cozinha, do atendimento e que está mais feliz do que nunca.
“Acordo às 4 da manhã, de segunda a sábado, desde dia 18 e não reclamo. Estou amando, a cada corte, a cada sabor de cuca, a cada refeição e a cada pedido. Meu coração está feliz”.
O desafio de Michele atualmente, é alinhar tudo. “Não deixei a corretora de lado, manterei minhas tarefas, tenho uma bela equipe e um marido que me apoia e vive comigo meus sonhos. Afinal, empreender dá muito trabalho, mas dá uma vontade danada de não parar.”
Jornada da resiliência e do amor de Michele
Para Michele, resiliência, determinação e amor são as palavras que definem a jornada. Ela enfrentou desafios, superou obstáculos e encontrou sucesso, sempre guiada por sua confiança inabalável e fé pelo que faz.
“Tenho em mim uma vontade muito forte de não desistir. Lembro que quando saí da casa de meus pais, muitos acharam que eu ia voltar correndo. E eu dizia para mim mesma que não poderia falhar. Essa força vem sempre. Eu sei que meus pais estão lá e que, se precisar, estão de portas abertas”
Ela conta que independentemente da situação: “sempre quer fazer dar certo, quando ponho uma coisa na cabeça ninguém tira”.
“Alguns chamam isso de teimosia, eu chamo de determinação. Sou humilde o suficiente em reconhecer que nem sempre estou certa, mas sou determinada, faço dar certo”.
E para o futuro?
Para o futuro, Michele mantém os olhos brilhantes e a mente inquieta. Além de seus planos empresariais, espera realizar o sonho da maternidade.
“Quero muito ser mãe e estou preparada para esperar acontecer”.
Nos negócios, já lançou a própria linha de espumante e tem muita coisa para tirar do papel.
“Estou organizada para tudo caminhar junto”.
A determinação e visão empreendedora de Michele são inspiradoras, mostrando que com resiliência e amor, não há limites para o que se pode alcançar.
“Tudo que se faz por amor, vale a pena! Amo tudo que tenho, mas quero sempre mais!”