O networking feminino pode reduzir barreiras no empreendedorismo, fortalecer negócios e construir uma comunidade de apoio essencial ampliar rede de contatos
Em meio a cenários desafiadores para o empreendedorismo feminino, uma ferramenta comprovada mostra sua relevância: o networking feminino.
Seja nas redes sociais, em grupos de apoio, eventos ou rodas de conversa, a conexão entre mulheres empreendedoras se fortalece e abre caminhos para reduzir as barreiras financeiras e sociais que limitam tantas iniciativas femininas. Nunca o networking feminino foi tão importante para impulsionar negócios e carreiras.
Afinal, cada contato e troca de experiência amplia o alcance e a confiança para transformar essa realidade.
De acordo com a head do Ecohub da Universidade Positivo, Maura Harumi Sugai Guérios, as conexões são indispensáveis para mulheres que querem empreender.
“É importante porque, quando você tem ali pessoas com quem você pode trocar experiências, você aprende com a experiência dos outros, com as dificuldades que os outros tiveram. Isso aumenta muito a chance de sucesso”, comenta.
Ela lembra que isso é ainda mais verdadeiro quando o assunto é o empreendedorismo feminino. Essas trocas ajudam a criar um senso de comunidade e de que essas mulheres não estão sozinhas.
“Muitas vezes, em eventos e palestras, a gente vê poucas mulheres nos palcos, poucos casos de mulheres sendo divulgados. Isso pode gerar uma sensação de solidão no contexto do empreendedorismo. Então conhecer outras mulheres empreendedoras e ver como elas gerenciam seus negócios traz informações e ideias muito importantes.”
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Entretanto conhecer outras empreendedoras não é mera questão de se sentir parte de um todo. Também depende delas o contato com agentes fundamentais para o sucesso dos negócios.
“As conexões são muito importantes quando a gente está procurando investidores, colaboradores ou fornecedores. A opinião de parceiros e amigos é sempre um ponto a se considerar e nos ajuda a direcionar nossas ações”, destaca a especialista.
Maura lembra, ainda, que ter uma rede de conhecidas que também empreendem é uma forma eficaz de gerar awareness sobre o seu negócio. Ou seja, as redes de conexões entre mulheres ajudam a divulgar e fomentar os negócios dessas mulheres, fazendo com que todas cresçam juntas.
Como criar essas conexões?
A dica de Maura para criar conexões é conversar, em qualquer contexto.
“Por exemplo, quando você vai a um restaurante que é gerido por uma mulher, tente conversar, entender como ela está administra aquele negócio. Também existe uma série de comunidades em várias cidades que fomentam o empreendedorismo feminino, com eventos realizados por diferentes entidades”, aconselha Maura.
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Ela pontua que o Sebrae é, historicamente, um grande apoiador do empreendedorismo e costuma ter muitos eventos e encontros justamente para promover essas conexões, mas que ambientes de inovação como o Ecohub também tem a função de promover capacitação e conexões para fomentar o empreendedorismo.
“O fundamental é estar disposto a conversar. As conexões não ocorrem apenas em eventos formais ou em reuniões específicas”, conta.
Maura lembra que o segredo do empreendedor de sucesso é que ele está sempre observando, em todo contexto e também no networking.
“Seja observando a gestão de uma fila de supermercado, de um café, de uma loja do shopping, mesmo que não seja esse tipo de negócio o que ele tem. Todas as situações podem ensinar algo para quem empreende.”