boa líder mãos juntas no centro da foto

Quais são as 10 características de uma boa líder em tempo de crise?

A pandemia de covid trouxe muitas mudanças que impactaram inclusive as relações de trabalho.

A restrição imposta pela quarentena fez as empresas adaptarem seu modelo de produção e o home office foi um desafio que atingiu a todos os funcionários, mas principalmente as lideranças, que tiveram de repensar suas formas de gestão.

O papel de uma boa líder, portanto, é fundamental para dar segurança à equipe e manter um bom relacionamento entre todos.

“É desafiador comandar um time a distância, por isso, uma líder precisa ter firmeza, generosidade, conhecimento, disposição e ética”, diz o consultor de executivos Wagner Thiele.

::: Leia também >>> “Para conquistar sucesso, o primeiro passo é sonhar e o resto, motivação”

Ele alerta que, nesse sentido, os líderes dever ter em mente 10 características que podem ajudar a vencer os desafios.

“Essas características fazem a diferença em tempos de crise”, afirma o especialista.

  • Ética.
  • Lealdade.
  • Generosidade.
  • Firmeza.
  • Pontualidade.
  • Altruísmo.
  • Disposição.
  • Conhecimento.
  • Resiliência.
  • Moderação.

Desafio de uma boa líder é o engajamento da equipe

O consultor Wagner Thiele, que treina executivos e líderes de grandes corporações, explica que o maior desafio é, portanto, manter o engajamento dos funcionários.

Segundo Thiele, a ética é fundamental para que a líder seja fiel a princípios, assim como a generosidade o faz ter empatia e entender mais claramente o papel de cada um.

“Em momentos de crise, precisamos transcender a visão corporativa e enxergar o lado humano nas relações de trabalho”, afirma Thiele.

::: Leia ainda >>> A busca por propósito nos afasta do que queremos

A empatia e a ética, ensina o consultor, são a chave para acolher a equipe e extrair o melhor de cada um.

“A firmeza é o que vai dar a segurança aos comandados e, consequentemente, a disposição vai incentivar os funcionários a darem o seu melhor”, completa.

Conhecimento faz a diferença

O conhecimento é fundamental para encontrar soluções às limitações e para motivar o grupo.

Para o consultor, no entanto, uma boa líder que sabe exercitar essas características faz a diferença em tempos de crise e fica mais fácil passar pelos momentos mais duros.

“Uma liderança que tem essas habilidades se conhece bem e consegue enxergar e entender o outro”, afirma Thiele.

Por fim, para o consultor, conduzir a equipe com bom senso e tranquilidade, essenciais para esses tempos de dúvidas.