Resiliência e dedicação são sinônimos do empreendedorismo para Patricia Diel, criadora do Atelier BebeBolê, uma empresa especializada em produtos para os pequenos que apostou no e-commerce como ferramenta. Uma aposta feliz onde até o McDonald’s se tornou cliente

Em um mundo onde a conectividade e a rapidez são sinônimos, os empreendedores estão deixando de lado a timidez e apostando no marketing digital como ferramenta de vendas.

Neste cenário, em que a inovação é a palavra de ordem, um protagonismo cada vez mais marcante e inspirador aparece: o papel das mulheres. Longe de serem meras espectadoras, as mulheres têm se destacado como líderes nesse universo repleto de desafios e oportunidades.

Ao usar as ferramentas digitais para promover seus negócios, as empreendedoras têm conquistado espaço, não apenas como consumidoras, mas como estrategistas na conquista de audiências e na criação de marcas autênticas.

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Desde 2017, a empresária Patricia Diel, 33 anos, atua com a marca própria, o Atelier BebeBolê, uma empresa especializada em atender um público de 0 a 3 anos a partir do e-commerce. Formada em Design, passou a morar em Chapecó com 28 anos.

“Durante a minha vida, tive dois empregos: em uma cooperativa de laticínios, enquanto fazia faculdade, e depois que eu terminei, em uma empresa de confecção. Nessa época, cursava pós-graduação em Design de Interiores, algo que gostava muito. Porém, quando comecei a trabalhar nessa confecção entrei no mundo da moda e fui gostando cada vez mais e é o ramo que estou hoje”, recorda Patricia.

Início da jornada de Patrícia Diel

A irmã mais velha de três irmãos, explica que o maior desafio que ela enfrentou no início da jornada foi o aprendizado. No início da jornada, ela recorda que ainda não entendia muito de vendas on-line, mas também não existiam as ferramentas de hoje como cursos, vídeos no Youtube, por exemplo.

“Fomos garimpando e testando. Nós mesmos fotografávamos, tinha o celular muito ruim e, às vezes usava foto escura e não autorizava a comercialização”, destaca.

Os produtos oferecidos começaram a ser vendidos no Mercado Livre, Elo 7 e depois no site da empresa, sempre primando pela qualidade e pelo conhecimento.

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E por falar em qualidade, Patricia não abre mão desse valor no negócio, aliado ao cuidado e capricho, princípios que vem de família. Essa atenção diferenciada está na escolha de tecidos de qualidade, na confecção, mão de obra qualificada, materiais para estampa e impressão.

 “Estamos sempre em busca de coisas novas, de qualidade para impressionar nosso cliente. Para fugir do mais do mesmo! É muito forte a questão da família, os valores como amor e da comunhão e isso queremos passar aos nossos clientes”, pondera.

Outro desafio do início foi à parte financeira. A empresária recorda que os pais incentivaram para que ela e os irmãos estudassem para viabilizar melhores condições de vida.

A faculdade onde Patricia cursou foi através do Prouni, o que possibilitou a permanência, mas durante o dia, ela já trabalhava.

“Desde nova, o que precisávamos tínhamos que correr atrás, não tinha muito muita facilidade”, relembra.

Poder de resiliência e dedicação ao trabalho

A força de vontade é uma atitude presente nos empreendedores e Patricia reforça essa característica.

Segundo ela, o empreendedor precisa ter uma mentalidade forte para superar os desafios e as adversidades do mundo dos negócios, para não se abalar com as situações a serem superadas.

Mas, não é apenas de desafios que vivem os empresários. Existem muitas conquistas também. A empresa de Patricia tem um case de sucesso. Em 2023, o Atelier conseguiu comercializar mil peças infantis (macacões) à cooperativa do McDonald’s, com o tema da empresa de fast-food. Uma grande experiência que foi proporcionada através da internet.

“Não teria outra forma de sermos descobertos por eles a não ser por isso. Então, somos sempre gratos a esse acesso. Combinamos e conversamos tudo on-line, só enviamos as amostras e foi aprovado. Em três meses produzimos mil peças para McDonald’s. E hoje podemos dizer que tem bebês, da família McDonald’s, que usam as nossas roupinhas”, conta feliz a empresária.

Conhecimento é o mantra do empreendedor

E quem deseja começar a empreender, Patricia tem um conselho: estude sobre seu nicho, marketing digital e vendas on-line, pois, “não tem como ficar fora da internet, das mídias sociais e canais de vendas”, pondera. Além disso, ela reforça que você precisa escolher algo que vai além da lucratividade, mas que lhe faça feliz, lhe faça bem!

Os planos para futuro é crescer e evoluir. Segundo Patricia, a expectativa é abrir uma loja, não apenas a fábrica onde ocorrem atendimentos personalizados.

Mas, o objetivo constante é o aperfeiçoamento da produção e a valorização da marca, por meio da busca de parcerias para melhorar o trabalho, além de consolidar a marca de camisetas adultas UseRabisko.

E um desses pontos é o networking. Atualmente a empresária é associada da Associação Comercial Industrial de Chapecó (ACIC) e participa do Núcleo de Jovens Empreendedores e do Delas Chapecó.