Em Admiráveis Podcast, Samara Braghini e Dolores Rambo usam a experiência na área da comunicação empresarial para abrir espaço e contar histórias de sucesso
Informação, entretenimento, conhecimento, autoridade e credibilidade. Essas cinco características fazem parte de uma ferramenta que oferece, além de conteúdo, oportunidades. Com a capacidade de alcançar ouvintes em qualquer lugar, a qualquer momento, esses os podcast não apenas entretêm, mas também informam e inspiram.
Uma dessas iniciativas que geram inspiração foi idealizada por uma jornalista e uma administradora, elas com uma caminhada longa dentro da área da comunicação empresarial no campo do cooperativismo catarinense.
O Admiráveis Podcast é apresentado por Samara Braghini e Dolores Rambo que tem, na essência, o trabalho voltado a contar histórias e as batalhas enfrentadas pelos empresários para alcançar o sucesso. Além disso, o Admiráveis Podcast entrega aos seus entrevistados reconhecimento de público, admiração, valorização da marca pessoal, profissional, empresarial e simpatia social.
::: Acompanhe também >>> Sandra Puente revela a alma feminina por meio da fotografia
As vozes do Admiráveis Podcast
Formada em jornalismo, com mais de 20 anos de experiência na área de comunicação institucional no agronegócio, Samara destaca que é um ser humano em constante evolução e que busca ser feliz todos os dias.
Ela conta que é uma apaixonada por histórias de vida e poder como fonte inspiradora e como estratégia de comunicação. Foi esse desejo de contar histórias que levou a investir no Admiráveis Podcast, com a Dolores.
“Nós já havíamos criado um podcast de sucesso antes dentro de uma empresa e, resgatamos nossa paixão, e criamos o Admiráveis Podcast com o propósito de tornar público cases de sucesso que fazem a diferença em Chapecó e região”.
Dolores é formada em Administração de Empresas e atuou 14 anos na assessoria de imprensa de uma grande cooperativa. Na transição de carreira, seguiu a profissão da Medicina da Bio Energia, onde há oito anos se aperfeiçoou no assunto, e há um ano e meio trabalha com apenas com os atendimentos terapêuticos.
“Minha origem é humilde, vim da agricultura, passei por dificuldades e precisei buscar meu sustento, onde fui estudando e me autoconhecendo para ser quem eu sou hoje. As dificuldades só me fortaleceram e hoje entendo que tudo é perfeito na minha vida”, afirma.
Quem está por trás do CNPJ
A determinação e a coragem das duas empreendedoras são pilares da vida de outras tantas espalhadas na nossa região e pelo país. Dolores lembra que a parceria com Samara iniciou ainda na cooperativa em que ambas trabalhavam, onde foram as precursoras do podcast voltado ao agronegócio, sendo que o programa virou referência regional e nacional.
“Pessoas têm histórias, todos nós temos histórias admiráveis, por isso o nome do programa. O nosso foco são as pessoas, empresas e quem quer expor a sua história e deixar ela relevante na sociedade, deixar a sua marca. Contar o que tem por trás do CNPJ, na verdade, quem é o CPF que está por trás do CNPJ? Temos pequenas e grandes empresas que nem sempre sabemos quem são as pessoas à frente, queremos resgatar histórias e que possam contribuir com outras no processo de evolução”, reflete.
Empreender é o caminho
Samara destaca a importância de um mentor no começo dos negócios ou quando a pessoa deseja encontrar um rumo.
“Busque mentores. Aborde um profissional que te inspire e converse com ele ou ela. Fale sobre sua busca e, com certeza, essa pessoa terá alguma palavra, uma luz para você. Mas cuidado aos escolher com quem conversar. Só fale de sonhos e projetos com quem já sonhou alto e transformou o sonho em realidade. Acredite na sua força”, enfatiza. Ela lembra que, no processo que passou de transição de carreira, o fator mais importante foi acreditar em si mesma.
Dolores enfatiza que é necessário colocar amor no que faz, criar metas e sonhos e correr atrás deles. Neste sentido, as vezes você irá precisar fazer alguma coisa que não é aquilo que deseja, mas que é necessário no momento.
O importante, diz Dolores, é fazer com amor, com propósito para evoluir, na busca do autoconhecimento, através de estudo e força de vontade.
Vida profissional X pessoal
As duas profissionais destacam que as duas “vidas” estão unidas na pessoa.
“O negócio é como um filho, que você precisa cuidar e alimentar. Não acredito na separação de trabalho e vida pessoal. Quando digo isso, as pessoas pensam que sou viciada em trabalho. Pelo contrário, trabalho para mim tem um significado diferente. Trabalho não envolve sacrifício. É prazeroso sentar para trabalhar com a família por perto ou o seu gato deitado nos pés”, contextualiza Samara.
Dolores segue a mesma linha, reforçando que como seres humanos, não temos “caixinha” para separar as situações, porém ao desempenhar uma atividade, a pessoa precisa estar presente naquele momento.
“Uma maneira de você lidar com as atividades pessoais e profissionais é manter a sua presença. E para manter a presença, é preciso tirar a mente do caminho, remoer menos situações. Entendendo que tudo que acontece é para nosso bem e nossa evolução. Quando tenho esse olhar, de espiritualidade, de entender a vida, eu consigo conciliar o meu pessoal e profissional mais facilmente, sem auto cobrança em casa e no trabalho”, sintetiza Dolores.
Acompanhe os episódios no Canal do YouTube: Admiráveis Podcast e no Instagram: @admiraveispodcast.