Ao lado de dois colegas, Sandra Mara Felipon transformou o sonho de empreender em realidade, começando um negócio do zero
Aos 42 anos, Sandra comemora todas as vitórias e realizações.
Contadora de formação e empreendedora de coração, ela conta que escolheu trabalhar na área contábil pela paixão por gestão de empresas. O começo da carreira foi nas áreas administrativa e financeira, o que facilitou muito quando migrou para a área contabilidade.
“Eu já tinha uma visão sistêmica e organizacional das empresas. Meus conhecimentos práticos, aliados com a técnica contábil, me proporcionam um diferencial no mercado, pois consigo visualizar muitos problemas além dos números.”
A vontade de empreender sempre acompanhou a trajetória profissional e pessoal.
“Eu sempre tive vontade de empreender, mas não sabia como ou em que, e inclusive o que me limitava era a ideia de que para empreender tem que ter dinheiro”, conta.
Na prática, o despertar para o empreendedorismo foi em 2011 quando a empresa em que trabalhava foi vendida.
“Meus valores e objetivos não estavam alinhados com o novo gestor, então pensei: por que não iniciar um escritório contábil e oferecer algo diferente? Afinal se não desse certo, eu não tinha nada a perder, voltaria a ser funcionária”.
::: Conheça também >>> Para Andreia, empreender tem sabor do amor de mãe
Foi assim que ela e mais dois colegas abriram um escritório, a Master Contabilidade, que tem sede em Chapecó, Santa Catarina. “Sem um único cliente, mas com muita dedicação e coragem”, lembra Sandra.
Ela sabia que ter o próprio negócio são seria fácil. “Tanto pessoal quanto profissionalmente, o mais desafiador foi me desenvolver na área de vendas e gestão de pessoas”.
Sandra lembra que o escritório começou com zero clientes e sem ter criado autoridade pessoal. Na época, “o maior obstáculo foi a hora da venda”.
Persistir no sonho de empreender
Mas a persistência aliada a busca por conhecimento, transformaram o desafio em um negócio de sucesso.
“O que mais amo no meu trabalho é a entrega. Quando você faz a análise da empresa do cliente e você o direciona, tanto financeiramente como economicamente, e ele começa a entender que além de vender é necessário gerir a empresa em todas as áreas.”
Sandra conta que quando consegue fazer o cliente entender que os números são parte do negócio dele e que o ajudam a crescer, e a lucrar mais, faz o trabalho valer a pena.
Aos 42 anos, Sandra é casada e tem duas filhas. É graduada em Ciências Contábeis pela Unochapecó, pós-graduada em direito tributário pela Unoesc, com experiência de mais de 20 anos em administração, finanças e contabilidade.
Com toda essa experiência e coragem, ela deixa um recado para as mulheres que querem empreender:
“Primeiramente, seja você, idealize o seu sonho de empreender, busque pessoas que te apoiem, e aquelas que sempre dizem a verdade, porque elas te mantém com os pés no chão. Não deixe de buscar conhecimento. Procure o seu diferencial, tenha coragem, persistência e vá em frente. Empreender é isso, é manter-se firme, estar sempre em busca de algo novo, é determinação.”
Do zero à consolidação da empresa
Criada a partir do desejo de abrir um negócio próprio e de ajudar na resolução dos problemas por meio de informações contábeis úteis e confiáveis, a Master Contabilidade já está há 12 anos no mercado de Chapecó.
Especializada em soluções contábeis, foi fundada pelos diretores Sandra Mara Felipon, Rafael Augusto Rostirolla e Andreia Pasin, no ano de 2011.
A sede iniciou e continua instalada no bairro Santa Maria. Em 2019, passou a ter em seu portfólio a emissão de certificação digital e serviços de recuperação de créditos tributários.
No ano de 2022, iniciou com a prestação de serviços de BPO Financeiro.
“Nossa equipe técnica é formada por dez colaboradores com formação na área contábil e em administração, passando por constantes treinamentos para garantir a entrega especializada dos serviços”, explica Sandra.
::: Essa história você vai gostar >>> Marileuza mostra a força feminina no mercado financeiro
Um novo olhar sobre o empreendedorismo feminino
Sandra participa do Sebrae Delas, um programa de aceleração que busca fomentar e profissionalizar práticas empresariais e políticas públicas para valorizar as competências, comportamentos e habilidades das mulheres empreendedoras.
Inicialmente, a empresária revela que decidiu participar para fazer networking, mas percebeu que o Sebrae Delas é muito mais que isso. É aprendizagem, troca de experiências, compartilhamento de informação e conhecimento.
“São mulheres que se ajudam, trabalham e empreendem, são mães, filhas, esposas, mas acima de tudo, guerreiras de fibra que estão em busca do sucesso”, afirma.
Para a empresária, o Sebrae Delas oportuniza contato com pessoas e empresas de segmentos diversos. “Os treinamentos são ótimos, já me ajudaram no marketing, em vendas, e mudaram meu modo de pensar em relação ao empreendedorismo”, acrescenta.
Devido aos insights recebidos nos encontros e treinamentos, Sandra conta que deu início a alguns projetos novos para o ano de 2023.
“Sou uma pessoa que quer sempre entregar algo perfeito e fico muito travada em avaliar minhas qualidades. O Sebrae Delas me ajudou a perceber que muitas pessoas precisam do meu conhecimento e não da perfeição”, observa.
Na avaliação dela, o programa não divide o empreendedorismo entre mulheres e homens. Ele trabalha com mulheres empreendedoras, desenvolvendo habilidades, capacitando, instigando a querer melhorar e a crescerem juntas.
“Para mim, o programa é maravilhoso, ele me estimula a querer ser melhor”.
::: Leia agora >>> Conheça 6 mulheres que inspiram a transformação do universo corporativo
Programa impulsiona o sonho de empreender
Como empreendedora, Sandra acredita que as mulheres estão mais atuantes e muito mais capacitadas. Segundo ela, é um nicho de mercado muito forte e em crescimento. “Acho que a determinação das mulheres é que faz a diferença, quando elas querem algo não tem quem às segura”.
A empresária ainda deixa um recado para as mulheres que desejam e tem o sonho de empreender, mas por algum motivo ainda não começaram.
“Seja você mesma e inicie se capacitando nos cursos e projetos do Sebrae, tem vários que são on-line e preparam quem quer iniciar no mundo dos negócios. Avalie sua atividade e busque o seu diferencial. Hoje tudo é globalizado e dá medo mesmo, mas sempre que se empreende com um propósito e um diferencial competitivo, não tem como dar errado. Empreender é determinação, você tem que estar sempre em evolução, sempre inovando e buscando algo novo para o seu cliente”, orienta.
Valorização da mulher empreendedora
A gestora do programa na regional oeste do Sebrae/SC, Marieli Aline Musskopf, explica que o programa é voltado para micro e pequenas empreendedoras ou mulheres que querem abrir uma empresa e busca unir os saberes e a força feminina e direcioná-los para os negócios.
Conforme Marieli, o Sebrae Delas foi estruturado em três pilares: o “Eu”, o “Meu” e o “Nosso”. O “Eu” é o que a mulher precisa desenvolver em sua vida, carreira, família, saúde, etc.
O “Meu” abrange o negócio, ideia ou projeto. Os conteúdos trabalhados neste pilar estão alinhados ao caminho da empreendedora, buscando alcançar a maturidade e o crescimento do negócio.
O “Nós” trabalha assuntos que envolvem o universo feminino. Visa conexão entre as participantes e também sua conexão com outras empreendedoras, para construir e fortalecer o empreendedorismo feminino.
“O Sebrae Delas promove ações e oferece meios para que as micro e pequenas empresárias possam potencializar seus negócios e seus comportamentos empreendedores. Oportuniza qualificação, eventos e networking e conteúdo. Acreditamos que a inclusão produtiva das mulheres via o empreendedorismo favorece a melhoria dos aspectos sociais, educacionais e indicadores de saúde tanto das empreendedoras quanto de suas famílias”, salienta.
Segundo a gestora regional do programa, em breve estarão abertas as inscrições do Sebrae Delas para 2023. As interessadas devem acompanhar nas redes sociais e no site do Sebrae.