Laranjas e limões cortados ao meio

Já ouviu falar de alimentos que ajudam a desintoxicar o corpo? A laranja e o limão são dois exemplos de como as frutas podem que auxiliar o organismo a ficar mais leve e com mais energia

Depois de um fim de semana ou de um dia de exageros se “entupindo de gordices”, apostar em uma alimentação para eliminar esse excesso e também as toxinas acumuladas por tantos produtos industrializados, conservantes ou grandes quantidades de adoçantes, é um bom começo para dar uma ajuda ao corpo ficar mais leve, com mais disposição e mais energia.

O pessoal da A Boa Terra separou dica de sete alimentos que ajudam o corpo a desintoxicar.

Confira os sete alimentos para desintoxicar

Limão: o suco de mão já é conhecido por suas propriedades alcalinas e digestivas, que facilitam a desintoxicação do organismo em uma dieta detox. Além disso, a fruta também é rica em vitamina C e minerais como cálcio, ferro e magnésio que são importantes para a manutenção da saúde.

Leia também >>> 9 opções para cortar o açúcar refinado

Abacaxi: a fruta é uma das melhores para o organismo, pois possui ação diurética que facilita a digestão de alimentos, especialmente de comidas pesadas. A fruta também possui uma enzima chamada bromelina que ajuda a desobstruir o fígado do acúmulo de gorduras e toxinas.

Maçã: famosa por diminuir o índice glicêmico, a fruta é rica em fibras solúveis que eliminam impurezas pelo intestino. A florizina, substância encontrada na maçã, protege o fígado contra a ação dos radicais livres, incentivando que ele elimine toxinas e excesso de gordura.

Melancia: a fruta possui até 94% de água em uma porção de 100 gramas. Além de ser saborosa, a fruta é excelente para limpar os rins, proteger o coração e desintoxicar o organismo. O licopeno, um poderoso antioxidante presente na melancia, ajuda no combate ao câncer de cólon, mama, próstata e de pulmão.

Laranja: a laranja auxilia o funcionamento do intestino quando ingerida com bagaço. A fruta também auxilia no combate do colesterol ruim, no controle da pressão arterial e na prevenção do acúmulo de placas de gordura.

Leia também >>> 5 motivos para comer abacate

Hortelã: a planta é rica em vitaminas A, C, D e do complexo B, que atuam no poderoso antioxidante, deixando o sistema imunológico mais forte e ajudando a acabar com os radicais livres. Além disso, a hortelã também contribui para o controle dos níveis de colesterol no corpo, diminuindo o ruim (LDL).

Gengibre: Ingrediente sempre presente em chás e sucos, a especiaria ajuda a acelerar o metabolismo. Além disso, suas propriedades anti-inflamatórias e digestivas, melhoram a limpeza do intestino e a digestão de gorduras, o que facilita o trabalho do fígado.