Suzana França simplifica processos e garante direitos, ajudando pessoas com deficiência a conquistarem isenções com mais facilidade e segurança

Suzana França é daquelas pessoas que deixam um rastro de energia por onde passam. Alegre, descontraída e sempre pronta para ajudar, ela construiu uma trajetória empreendedora baseada na persistência e no compromisso de facilitar a vida de outras pessoas.

À frente da Facilita Isenções, ela se tornou referência no Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina quando o assunto é o direito de pessoas com deficiência (PCD) à isenção de impostos na compra de veículos.

Mas antes de ser empreendedora, Suzana é casada e mãe. Seus filhos, Erik e Bruno, foram a grande motivação para que ela decidisse trilhar o próprio caminho.

“Minha empresa tem 11 anos e, por eles e por sentir a necessidade de estar próxima a eles, resolvi empreender”, conta.

A formação em Logística e a pós-graduação em Desenvolvimento de Liderança foram importantes, mas foi a experiência no dia a dia de uma concessionária que despertou seu olhar para a burocracia enfrentada por quem tem direito às isenções.

“Vi de perto a dificuldade das pessoas e percebi que podia fazer algo para ajudá-las”, relembra.

No universo do empreendedorismo, Suzana se define como persistente e íntegra.

 “Sempre fiz o correto. Acredito que isso fez toda a diferença”, afirma.

Suzana transforma sonhos em realidade

Atualmente, com mais de 5 mil clientes atendidos e uma década de experiência no setor, ela sente que encontrou sua missão: transformar sonhos em realidade.

“Ver um cliente que achava impossível comprar um carro zero ou uma família que precisa da isenção do IPVA para fechar as contas do mês conseguindo esse direito, isso me motiva todos os dias”, diz.

Ela lembra que nem sempre o caminho foi fácil. No início, os desafios trouxeram insegurança e procrastinação. Mas com o tempo, Suzana aprendeu a lidar com os momentos difíceis e a encontrar no próprio trabalho a maior fonte de motivação.

::: Acompanhe também >>> Mariana Scribel explica como o autocuidado transforma a saúde mental feminina

Para manter o equilíbrio, ela se dedica a outras paixões, como a prática diária de exercícios, escaladas e longas caminhadas.

E agora, está realizando um novo sonho: aprender a tocar viola de arco e integrar a Orquestra Sinfônica de Chapecó.

“Estou nos primeiros passos e amando essa nova fase”, celebra.

Ao longo dessa jornada, Suzana aprendeu uma lição valiosa: humildade e fé são guias essenciais.

“Deus me ensinou a ser quem sou hoje. Amar o próximo como a si mesmo é o que me faz ser essa empreendedora”, conta.

Com um brilho no olhar e uma trajetória inspiradora, Suzana continua fazendo o que sabe de melhor: facilitar vidas, encurtar caminhos e mostrar que, com persistência e empatia, todo sonho pode se tornar realidade.