prato com vegetais e legumes garfo e faca com pote de molho mostarda

Criar uma rotina saudável é difícil. Chega ser um sacrifício deixar de lado os hábitos mais práticos. Mas, o mais duro de toda a mudança é manter. Quantas dietas você já começou?

Balancear o cardápio e cuidar da alimentação com a correria do dia a dia, no looping de casa, trabalho, marido, filhos e “tals”. Parece até um roteiro daquelas séries da televisão que não terminam nunca e que a mocinha vive chorosa porque está sempre em dificuldades.

Isso mesmo!!! Aquelas a mocinha que está sempre cansada, mas com um penteado impecável no fim do episódio. Só que no nosso caso, sem o penteado e maquiagem.

Sei bem o que ter dificuldade de manter uma alimentação saudável em uma rotina que te consome.

Há alguns anos passei por um processo de reeducação alimentar, eliminei 12 quilos. Isso com ajuda de uma clínica especializada. Hoje, já recuperei alguns dos quilos “perdidos”, mas o processo serviu para entender o que me faça bem e o que me deixa mal. Substitui algumas coisas do cardápio, outras eliminei de vez.

Descobri que toda a vez que como alguma coisa com açúcar refinado ou farinha branca tenho enxaquecas, passo muito mal. Descobri que o glúten me deixa inchada e que não preciso de mais do que 2,5 litros de qualquer tipo de líquido por dia para me hidratar.

Aprendi a usar os chás e infusões ao meu favor e também que com 15 minutos posso fazer um refogado delícia de legumes. Um prato simples que pode ser levado para o trabalho.

Leia mais >>> Como chás e infusões contribuem para a saúde

Mudar a alimentação exige disciplina

Adotar uma rotina saudável exige disciplina, mas também muita perseverança, calma e resiliência para quem tem que lidar com uma rotina apertada.

Começar cortando o açúcar, refrigerante e frituras é um bom começo. Optar por verduras, oleaginosas e legumes. Portanto, evite alimentos processados e ultraprocessados. Sem eles, você melhora infinitamente a disposição para enfrentar a tripla jornada de trabalho.

Substitui o adoçante do café por canela, não bebe mais refrigerante e evito frituras. Comecei a comer mais frutas nos intervalos das refeições ou sempre que sinto que preciso de um doce. Uso a canela para dar um gosto diferente. Não é fácil, não dá pra fazer sempre, mas precisamos começar.

Leia também >>> 9 opções para cortar o açúcar refinado

Que seja um pouco por dia, um alimento por vez

Não precisa cortar tudo, não precisa substituir tudo de uma vez. Vá com calma, procure uma nutricionista que entenda a sua rotina e que possa te ajudar a desenvolver um cardápio adequado.

Aproveite a pandemia para mudar o estilo de vida, incremente as refeições com bastante legumes e temperos. Coloque frutas à vista dentro e fora da geladeira ─ em lugares que você consegue passa com frequência.

Quanto aos doces, não compre, não faça, não tenha em casa. Então, se você não se controla, não os tenha à disposição.

O que eu cortei e substitui na minha alimentação

  • Uso couve-flor ou repolho de acompanhamento no lugar do arroz ou massa.
  • Não tomo refrigerante ou suco artificial, prefiro água saborizada com limão, laranja, canela ou alecrim.
  • Uso farinha de aveia, de arroz ou de tapioca.
  • Troquei o açúcar refinado por demerara, mascavo e canela.
  • Tomo café amargo.
  • Massa só de farinha de arroz ou integral, de preferência sem glúten.
  • Pão só integral e sem glúten.
  • Fritura foi cortada do cardápio
  • Cortei embutidos ou enlatados.

Lembre-se! Um nutricionista pode ajudar você a aprender a comer de forma saudável e sem dores, mas ele é só uma parte do processo. O resto depende da sua força de vontade.