Jornalista usa o feng shui para organizar ambientes e mudar o rumo da carreira
Aos 26 anos, a jornalista Débora Maffissoni buscou um outro rumo para sua carreira. Está cursando design de Interiores e apostando na profissão de personal organizer.
“Atualmente trabalho na área do marketing, mas a organização de espaços e a decoração de ambientes sempre me atraíram muito. Acredito muito nas energias de objetos, pessoas e o que elas trazem para nossas vidas. Por isso, procuro mais conhecimento sobre as técnicas do feng shui.”
Feng shui é uma prática com origem na China antiga que tem o objetivo de equilibrar e trazer harmonia aos lugares e pessoas que convivem nele por meio da organização do ambiente e decoração.
Existe um guia para a aplicação correta desta técnica chamado baguá.
::: Acompanhe tembém >>> Como se transformar na louca das plantas
“Ele é um octógono que é aplicado sobre a planta da sua casa, sala comercial ou espaço que deseja equilibrar”, explica.
Débora diz que caso a pessoa não tenha a planta do espaço, basta posicioná-lo dentro do cômodo com o início dele sempre direcionado para parede onde fica a porta de entrada do espaço.
“Assim ele te direcionará para o que deve conter em cada canto do ambiente para trazer harmonia, equilíbrio e atrair boas energias naquele espaço”, explica Débora.
Dicas para usar o Feng shui
A personal organizer também traz as principais dicas para quem quer usar o feng shui em casa:
Segundo Débora, “o primeiro passo seria consultar o baguá dentro do cômodo desejado. Isso irá mostrar o que precisa ser alterado ou acrescentado dentro do espaço para as energias fluírem melhor e a pessoa conseguir o equilíbrio desejado”.
“Devemos estar com a mente aberta nesse momento, pois pode ser que algumas coisas você julgue inadequadas ao espaço nesta mudança – o que é comum.”
Segundo ela, ninguém precisa deixar a casa inteira de acordo com o que sugere o feng shui. Existem dinâmicas na hora de posicionar alguns móveis que as técnicas sugerem de um jeito diferente do que estamos acostumados.
“Se a pessoa não quiser fazer a mudança por completo, o ajuste ou troca de alguns itens, como os de decoração, já ajudam a trazer o equilíbrio ao ambiente.”
Em casa ou no local de trabalho, o baguá pode ser usado da mesma forma. O que vai mudar, de acordo com a especialista, é a interpretação para cada espaço. Mas é preciso alguns cuidados.
>>> Veja isso → É possível manter uma casa limpa e organizada sem muito esforço?
Detalhes importantes
No feng shui, itens trincados ou quebrados não devem ser mantidos nos ambientes. Portanto, espelho que refletem a imagem das pessoas sobre a cama também devem ser evitados (segundo a técnica, prendem energias).
A limpeza da casa é fundamental, especialmente do fogão.
A prática chinesa trata o fogão como o item mais sagrado da casa.
“É nele que as pessoas preparam seus alimentos e por esse motivo sempre deve estar impecável. Limpar sempre após cada refeição. Também não devemos deixar as lixeiras próximas de lugares onde guardamos alimentos como geladeira ou armários, pois são energias opostas”, confirma Débora.
Ela destaca que são muitos detalhes a serem observados quando se trata de feng shui.
Por menor que seja a mudança, sempre haverá algum benefício quando se trata de energias. Portanto, como diz um conhecido provérbio chinês: “Se há luz na alma, há beleza na pessoa. Se há beleza na pessoa há harmonia na casa”.